O Dia do Samba, celebrado em 2 de dezembro, contará com uma programação em homenagem a grandes sambistas no Theatro Municipal de São Paulo, com participação de nomes da velha guarda e da atualidade do gênero, como Xande de Pilares, Paula Lima, Anelis Assumpção, Klau Nogueira e Negra Li.
A celebração terá roda de samba e vai transformar os próprios cantores nos mestres de cerimônia, dando a eles a tarefa de anunciar a próxima atração que ocupará o palco após seus shows.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Além das performances individuais, o Dia do Samba no Municipal também saúda e homenageia as figuras notáveis que ajudaram a construir e consolidar o gênero como um dos principais da cultura brasileira. Entre os homenageados, estão a cantora Leci Brandão, Manezinho, o primeiro mestre-sala de São Paulo Carlão do Peruche, Tia Irene (da Ala das Baianas da Nenê de Vila Matilde) e Dona Guga (da escola de samba Morro da Casa Verde).
Como forma de enaltecer essas figuras e enriquecer a experiência da celebração, serão apresentadas breves biografias de cada figura, proporcionando ao público uma compreensão mais profunda e contextualizada da importância de cada figura.
Com origens na cultura africana, o samba teve seus primeiros registros na segunda metade do século 19, trazido por pessoas escravizadas à época e relacionado com rodas de dança. O samba paulistano é reconhecido, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo.
Os ingressos para o Dia do Samba estão disponíveis gratuitamente no site do Theatro Municipal.
Serviço
Quando: 2 de dezembro, sábado, das 18h às 21h45
Onde: Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, Sé, São Paulo (SP)
Ingressos gratuitamente no site do Theatro Municipal.