O inglês é um idioma universal, falado por mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo. No mercado de trabalho, o domínio da língua é cada vez mais importante por abrir portas para oportunidades de emprego, melhores salários e crescimento profissional.
Pensando nisso, a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Grupo +Unidos, vão selecionar 300 jovens negros e indígenas para o curso Access E2C (English to Connect, Communicate, Catalyze), que será realizado on-line e gratuitamente.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As aulas serão síncronas, com carga horária de 210 horas, divididas em seis horas semanais durante 2024. Além das aulas, os selecionados participarão de atividades extracurriculares e mentorias com profissionais especializados.
O diretor do Escritório Regional de Ensino de Língua Inglesa no Brasil, Scott Chiverton, destaca que a capacidade de compreender diferentes culturas é fundamental para promover a unidade global. Ele também acrescenta que a linguagem atua como uma ferramenta poderosa que nos permite não apenas comunicar, mas também empatizar com as experiências dos outros.
Chiverton ainda ressalta que a abordagem imersiva do programa Access E2C permite ensinar as habilidades em inglês para diferentes comunidades. “Estamos quebrando barreiras e facilitando novas oportunidades de crescimento”.
A iniciativa integra o programa Access, realizado desde 2004 ao nível mundial, oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA em mais de 86 países. No Brasil, desde 2008, já beneficiou mais de 3 mil jovens.
Para o diretor-executivo do Grupo +Unidos, Daniel Grynberg, a iniciativa vai além do ensino da língua inglesa, potencializando conexões e aprendizados que abrem portas para os participantes no mercado de trabalho e em suas trajetórias pessoais.
Saiba como se inscrever
A formação é voltada para o mercado de trabalho e tem o intuito de desenvolver habilidades linguísticas para os participantes, agregando valor às suas carreiras.
A edição de 2024 marca a celebração aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA. Podem se inscrever os residentes no Brasil, com idade entre 18 e 40 anos, que tenham conhecimento básico na língua inglesa.
As inscrições estão abertas até o dia 1º de fevereiro por meio do site oficial.