PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

‘Casa das Histórias’: Salvador inaugura espaço com foco na história de pessoas negras e indígenas

O primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana promove a reflexão da história e memória da cidade em seus quase cinco séculos de existência
A imagem mostra obra pertencente ao acervo da Casa das Histórias de Salvador.

Foto: Casa das Histórias/Reprodução

3 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Salvador inaugurou a Casa das Histórias de Salvador (CHS), primeiro centro de interpretação do patrimônio da capital baiana, e o Arquivo Municipal de Salvador. Esses espaços, com acervo digital e físico, apresentarão uma nova narrativa sobre os quase cinco séculos da cidade, destacando histórias, saberes e fazeres de pessoas comuns frequentemente negligenciadas pela história oficial.

Localizada no bairro Comércio, a CHS, instalada em um casarão centenário completamente revitalizado, foca na contribuição das pessoas negras e indígenas para a formação da cidade. O espaço convida a população a participar ativamente e refletir sobre os sentidos, memórias e futuro da capital baiana.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A Casa das Histórias proporcionará uma imersão pela cidade em quatro andares, com festas populares e acesso a parte do acervo do Arquivo Público Municipal, um prédio de 12 andares integrado à CHS. O acervo, composto por mais de 4 milhões de documentos e 193 mil itens documentais, foi totalmente recuperado e digitalizado.

As “Escadas do Patrimônio” interligam os andares, representando a riqueza histórica e cultural de Salvador por meio de 50 imagens decoradas em 600 azulejos. O espaço também destaca paisagens naturais da cidade, uma maquete topográfica do Centro Histórico e uma trilha sonora original.

O secretário Pedro Tourinho destaca, em nota, que a Casa das Histórias promoverá uma reflexão sobre a memória da cidade, contando sua própria história através de memórias escritas, orais, ecológicas e visuais.

O equipamento municipal é gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e conta com museografia assinada pela curadora Ana Helena Curti. O projeto foi financiado com recursos do Prodetur.

Serviço

Casa das Histórias de Salvador (CHS)

Quando:  terça a domingo, das 10h às 18h (Última entrada às 17h).

Onde: R. da Bélgica, 2 – Comercio, Salvador – BA, 40010-030. Ao lado da Cidade da Música.Entrada: gratuita até 31/03. Ingressos online e na bilheteria local.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano