Após o processo de apuração e definição das escolas de samba campeãs do Carnaval 2024, as 15 agremiações melhores avaliadas voltam ao Sambódromo do Anhembi e à Marquês de Sapucaí neste sábado (17). Nove comunidades de São Paulo e seis do Rio de Janeiro celebram suas classificações.
Em São Paulo, as cinco primeiras colocadas no Grupo Especial, duas do Grupo de Acesso I e duas do Grupo de Acesso II desfilam novamente no Anhembi, zona norte da capital.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Se seguir as últimas edições, os desfiles devem acontecer com Unidos de São Lucas e X-9 Paulistana, campeã e vice do Grupo de Acesso II abrindo o desfile. Na sequência, as campeãs do Grupo de Acesso I Colorado do Brás e Estrela do Terceiro Milênio entram na avenida.
Para encerrar a noite de desfile das campeãs, Gaviões da Fiel, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real e a campeã Mocidade Alegre fecham o ciclo carnavalesco de 2024.
No entanto, pode haver uma alteração na ordem dos desfiles, pois há possibilidade de conflitos entre a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel, ambas oriundas de times de futebol rivais na cidade. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) estuda um afastamento maior entre as torcidas.
No Rio de Janeiro, as seis escolas mais bem colocadas no Carnaval de 2024 desfilam na Marquês de Sapucaí. O resultado final foi definido após a apuração na quarta-feira de cinzas (14), que consagrou a Unidos do Viradouro como campeã deste ano.
Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel e Viradouro finalizam a temporada de carnaval na cidade maravilhosa. A ordem do desfile das campeãs da cidade acontece na ordem inversa da classificação.