Para celebrar os 475 anos da capital baiana, o Festival da Cidade traz de volta o espetáculo “A Cidade da Bahia é Nossa!” da companhia Aláfia Cia de Teatro de Salvador, que também celebra uma década de existência. As apresentações, gratuitas para o público, ocorrem nos dias 15, 22 de março e 5 de abril, com saída do Largo do Pelourinho às 19h, seguindo até o Terreiro de Jesus.
O espetáculo, que marcou o público durante várias temporadas entre 2017 e 2020, apresenta uma proposta cênica inovadora concebida por Edvard Passos, responsável pela direção e dramaturgia. O musical itinerante de rua é resultado prático da tese de doutorado de Passos sobre as relações entre teatro e carnaval na capital baiana.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“A ideia nasceu da peça ‘O Compadre de Ogum‘, que estava furando a barreira do teatro espacialmente para fazer parte do calendário festivo de Salvador. A partir daí, tive duas vontades: fundar um bloco de carnaval sobre os Pastores da Noite, com aqueles bondes trio elétrico das décadas de 1930 e 1940, em que os integrantes do bloco fossem dos personagens do Jorge Amado, e adaptar ‘A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água’ para o teatro na rua itinerante. Juntei as minhas duas vontades e formei esse musical de rua carnavalesco itinerante”, conta o artista em comunicado da Prefeitura de Salvador.
Sob direção musical de Luciano Bahia e com um elenco talentoso de atores baianos, o desfile promete proporcionar uma experiência recheada de realismo fantástico para destacar a riqueza do patrimônio cultural material e imaterial da Bahia e sua capital.
“Salvador tem uma poética própria, do seu tempo, de sua espacialidade e da sua gente. Marcar a existência e celebrar a existência dessas construções ritualísticas, através do festival de Salvador é muito importante, é uma maneira de você apresentar a cidade como ela é”, ressaltou o dramaturgo.
Serviço
Espetáculo “A Cidade da Bahia é Nossa!”
Data: 15, 22 de março e 5 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: saída do Largo do Pelourinho
Entrada gratuita