A capital do Piauí, Teresina, recebe pela primeira vez o Encontro Nacional de Parlamentares Trans Negras e Negros entre os dias 11 e 14 de abril. O evento, realizado pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans), reunirá parlamentares de todo o país.
São 150 convidados confirmados, que discutirão pautas de combate ao racismo, igualdade de gênero e enfrentamento à transfobia racista, segurança pública, mercado de trabalho e geração de renda. A programação completa pode ser conferida na conta da Fonatrans no Instagram.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O encontro terá a presença da vereadora Benny Briolly (PSOL-RJ), primeira parlamentar travesti de Niterói (RJ) e quinta parlamentar mais bem votada do município. Antes de seu mandato, a vereadora foi a primeira mulher trans como assessora parlamentar da Câmara.
Briolly participa da edição compondo a mesa “Direitos humanos LGBTQIA+, conquistas e retrocessos”. Além dela, outras 37 parlamentares, eleitas de 2020 a 2022, estarão presentes na reunião. Entre elas, as deputadas federais Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), a deputada estadual Linda Brasil (PSOL-SE), a ex-deputada estadual Erika Malunguinho (PSOL-SP) e a vereadora Thabatta Pimenta (PSOL-RN).
Em nota à imprensa, Benny explica que o evento “demarca a importância do protagonismo das identidades transvestis negras e negros na construção de um projeto de sociedade que abarque nossos corpos”.
“Estarei presente e incidindo com toda minha história e representatividade na luta em defesa dos direitos humanos e da população LGBTQIA+, com o objetivo de ampliar o debate que fazemos por meio dos nossos territórios”, completa.
A reunião de parlamentares acontecerá durante 9º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, em parceria com o Fundo Elas+, o Tinder, Fundo Brasil de Direitos Humanos e apoio do Governo Federal e do Governo do Estado do Piauí.
O Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros acontece anualmente desde 2015 e é um espaço nacional de inclusão e militância negra. Em cada ano, um estado é escolhido para sediar a reunião, que busca promover e empoderar lideranças trans e travestis negras e negros.