Com os Jogos Olímpicos de Paris 2024 a cada dia mais próximos, países do continente africano se preparam para enviar seus melhores atletas para competir. De acordo com um levantamento da Alma Preta Jornalismo, a partir de informações da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais da África (ANOCA), cerca de 40 países africanos devem participar da competição, 14 a menos do que na edição de 2020, em Tóquio (Japão).
A edição dos Jogos Olímpicos que contou com a presença de mais países do continente africano foi a edição de 2012, realizada em Londres, Reino Unido. Na ocasião, 53 países africanos participaram.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Durante as Olimpíadas de Tóquio 2020, os países africanos conquistaram um total de 20 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e dez de bronze. Além disso, os países africanos que conquistaram medalhas nesta edição foram: Egito, Marrocos, Tunísia, Quênia, Etiópia, Namíbia e Burquina Fasso.
Segundo o Anoca, dentre os países africanos que devem participar dos Jogos Olímpicos de Paris, alguns têm chances reais de conquistar medalhas. O Egito, por exemplo, conta com uma forte equipe de atletas em esportes como o futebol, voleibol e ginástica. Já a Nigéria possui histórico de destaque em esportes como o atletismo e a natação.
Alguns atletas africanos também são destaque para conquistar medalhas. O queniano Eliud Kipchoge, por exemplo, é um dos favoritos para o ouro na maratona masculina. Já a sul-africana Caster Semenya é uma das principais candidatas para conquistar a medalha de ouro nos 800 metros femininos.
Outros países africanos que devem participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são a África do Sul, o Marrocos, a Tunísia, a Argélia e a Etiópia.