PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

Dia do Afroempreendedor: conheça 5 negócios de impacto social liderados por pessoas negras

Organizações como Conta Black, PretaHub e Black Influence se destacam pela inovação e geração de emprego
Fernanda Ribeiro e Sérgio All, criadores da Conta Black.

Foto: Larissa Isis

26 de agosto de 2024

No dia 26 de agosto, São Paulo celebra o Dia do Afroempreendedor, uma data formalizada em 2019 para incentivar e promover os negócios da comunidade negra. Instituída pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a comemoração visa reconhecer e valorizar o potencial econômico e social dos pequenos empresários e empreendimentos liderados por pessoas negras.

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), nos últimos 10 anos o número de empreendedores negros no Brasil cresceu 22%, superando a performance dos donos de pequenos negócios brancos, que registraram uma alta de 18%. A diferença entre pessoas empreendedoras pretas e pardas, em relação às brancas, ampliou de 1,1 milhão para 1,8 milhão.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Conheça cinco negócios criados por pessoas negras que se destacam pela inovação e pelo impacto na sociedade, inspirando novas gerações:

Conta Black

Fundada em novembro de 2017, por Sérgio All, a Conta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.

Black Influence

Principal agência da América Latina especializada em influência e comunicação antirracista. Com perfil multidisciplinar, nasceu para potencializar pessoas e ideias, com propósito e verdade, que conecta marcas a comunidades diversas através de criadores e influenciadores. Em poucos anos, a Black Influence se tornou referência em comunicação criativa, também sinônimo de representatividade na indústria publicitária brasileira.

Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence
Ricardo Silvestre, CEO da Black Influence (Daniel Aldes)

Best In Black

Best In Black é uma hub de produtos e serviços focada em promover experiências únicas de bem-estar, mentoria e networking para líderes, executivos, empreendedores e personalidades negras.

Kwami Alfama e Denis Tassitano, criadores da Best in Black (Cristiano Fukuyama)

Ebony English

Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.

Rodrigo Faustino e Marta Celestino
Rodrigo Faustino e Marta Celestino, criadores da Ebony English (Larrisa Isis)

PretaHub

A PretaHub é um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de 21 anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.

Adriana Barbosa, criadora da Pretahub
Adriana Barbosa, criadora da Pretahub (Taba Benedicto)

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano