Na cidade de São Paulo, uma mulher negra, de 35 anos, denunciou ter sido vítima de injúria racial ao receber um e-mail da empresa Magazine Luiza com os dizeres “Olá, macaca”. O relato foi divulgado em reportagem do UOL, publicada nesta quarta-feira (8).
Susana Sena recebeu a mensagem durante uma tentativa de compra na plataforma online da empresa. Antes de finalizar, a vítima foi direcionada para realizar a atualização de seus dados cadastrais, que estariam em desconformidade.
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No procedimento, Susana teria recebido e-mails de confirmação após a troca de endereço, senha e até mesmo reconhecimento facial. No sábado (5), dia seguinte à compra, a mulher recebeu uma mensagem de atualização da situação do pedido, que iniciava o contato com a saudação racista.
Segundo a vítima, o sistema do site ainda teria sido alterado, com o termo racista adicionado como o último sobrenome em seu cadastro na plataforma.
“Eu saí do e-mail, atualizei a página, fechei o Outlook e entrei no meu cadastro para ver como estava escrito meu nome. Eu fiquei parada uns 20 minutos na cama, sem entender o que aconteceu. Isso é muito sério, eu já chorei em casa, na rua e na delegacia”, relatou a vítima.
À TV Globo, a mulher informou que foi procurada por uma funcionária do setor de diversidade e inclusão da companhia, que teria pedido desculpas pelo ocorrido. O caso foi registrado no 50º Distrito Policial (DP) do Itaim Paulista, na capital.
Em nota, a Magazine Luiza lamentou o ocorrido e informou ter adotado medidas para evitar que episódios semelhantes aconteçam novamente. A empresa também afirma que as mensagens de confirmação e operações de autenticação biométrica são feitas de modo “100% digital, sem nenhuma interação humana”.