As universidades registraram um aumento na presença de estudantes que cursaram exclusivamente o ensino médio em escolas públicas. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) Educação, divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo analisou o nível de escolaridade entre 2016 e 2014. Segundo o IBGE, em 2016 o número de pessoas que frequentam ou frequentaram cursos de graduação no país 67,8% concluíram todo o ensino médio em uma instituição pública de educação. Em 2024, esse número aumentou para 72,6%.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O avanço também foi registrado na pós-graduação, que inclui mestrado, doutorado e especialização. O percentual de estudantes que chegaram a esse nível de escolaridade após cursar todo o ensino médio em escolas públicas subiu de 52,2%, em 2016, para 59,3% em 2024.
Na educação básica, os dados apontam disparidades raciais. Enquanto 63,4% dos estudantes brancos haviam concluído esse nível de ensino, entre os negros esse percentual foi de 40%
O estudo também avaliou o tempo médio de escolarização. Entre pessoas brancas, a média passou de 10,1 anos em 2016 para 11 anos em 2024. Já entre a população negra, o crescimento foi de 8,1 para 9,4 anos no mesmo período.
A pesquisa analisou ainda a situação dos jovens de 15 a 29 anos em relação ao estudo e ao trabalho. Segundo o IBGE, 16,4% desse grupo estudavam (ou se qualificavam) e trabalhavam, 39,9% trabalhavam, mas não estudavam, 25,3% estudavam e não trabalhavam e 18,5% não estudavam (ou se qualificavam) nem trabalhavam.