No sábado (16), será realizado a 2° Marcha dos Quimbandeiros, em Porto Alegre, uma manifestação cultural e religiosa que busca combater o racismo religioso. Ao som de atabaques e cânticos, o cortejo sairá às 14h da Usina do Gasômetro em direção ao Largo Zumbi dos Palmares.
A mobilização busca promover a visibilidade da quimbanda, uma tradição afro-brasileira e reforça a importância cultural e espiritual dessa manifestação.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Nesta edição, será feita uma homenagem ao Pai Paulinho do Xoroquê, uma das maiores lideranças religiosas da Quimbanda, Umbanda e Candomblé no Rio Grande do Sul, falecido em junho deste ano. Sua atuação contribuiu no enfrentamento ao preconceito e na valorização das religiões afro-brasileiras.
O encontro faz parte da programação do 18° Encontro Internacional de Quimbandeiros, reunindo lideranças religiosas, músicos, simpatizantes e defensores da liberdade de crença. O ato também contará com rodas de conversa e apresentações culturais com terreiros e comunidades de diversas regiões do estado.
Para o Pai Ricardo de Oxum, um dos organizadores, a marcha também é uma celebração da cultura.
“Nossa luta é por respeito e liberdade religiosa, mas também é pela preservação da história e das raízes africanas que moldaram o Rio Grande do Sul e o Brasil”, afirma em comunicado à imprensa.