O circuito de desfile da Avenida Chile, no Rio de Janeiro, ganhou um novo nome em homenagem ao Bira Presidente, fundador do bloco Cacique de Ramos. A mudança foi oficializada por meio do Decreto nº 56.630, publicado no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (18), e visa celebrar a memória do sambista, que faleceu em junho deste ano.
Um dos principais circuitos da cidade também reforça a importância da Avenida Chile como espaço tradicionalmente utilizado pelo Cacique de Ramos, reconhecido como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Rio de Janeiro. Além do bloco, outras manifestações artísticas também utilizam o trajeto para desfiles e cortejos no centro da capital fluminense.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Fundado em 1961, o bloco se consolidou como uma das principais manifestações culturais afro-brasileiras, com forte ligação à ancestralidade e às religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, tendo o cacique como símbolo.
Com a oficialização, o cortejo passa a integrar o calendário de eventos do Rio e destaca a atuação do bloco e o legado de Bira Presidente como referência no samba e na cultura carioca.
“O bloco icônico da cultura popular, contribuiu de forma decisiva para a valorização do samba, do carnaval de rua e da identidade cultural do Rio de Janeiro”, diz o decreto.
O trajeto terá concentração na Avenida Almirante Barroso, a partir da Rua México, seguindo em direção à Avenida República do Chile, com dispersão prevista até a Rua do Lavradio.