A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do município, a criação do “Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil”. A iniciativa homenageia a cantora, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, vítima de um câncer.
O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) destaca a trajetória e a vida pessoal de Preta Gil, enfatizando sua contribuição para a retomada dos carnavais de rua do Rio de Janeiro, os transformando em “espaços urbanos de cidadania cultural”.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Fundado em 2009, o Bloco da Preta é citado como uma das mais relevantes “expressões do carnaval carioca reunindo milhões de pessoas nas ruas do centro do Rio de Janeiro”.
Como parte da programação oficial da cidade, o circuito terá concentração na Rua Primeiro de Março, no trecho entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor. O trajeto seguirá até a Avenida Presidente Antônio Carlos e será encerrado nas imediações da Rua Araújo Porto Alegre.
O documento também considera que Preta Gil foi uma artista “fundamental na defesa da livre expressão artística e da dignidade de todos os corpos, raças e crenças na cultura brasileira” ao longo de suas cinco décadas de vida.
A cantora e empresária era filha do cantor e compositor Gilberto Gil e de Sandra Gadelha. Por meio da música, também era afilhada de Gal Costa.