PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rumo à COP30, jovens organizam mobilizações em Belém no Dia da Amazônia

Atividades culturais e formativas conectam a juventude amazônida à agenda da COP30
A imagem mostra crianças fazendo uma colagem artística.

A imagem mostra crianças fazendo uma colagem artística.

— Reprodução/Fórum Paraense de Juventudes

1 de setembro de 2025

De 5 a 7 de setembro, o Fórum Paraense de Juventudes (FPJ) promove, em Belém, a ação “Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam”. As atividades reúnem oficinas, rodas de conversa e intervenções artísticas conduzidas por jovens amazônidas, com inscrições abertas e vagas limitadas.

A programação é gratuita e ocorre no espaço A Casa Aberta, no bairro do Reduto e durante o Grito dos Excluídos, conjunto de manifestações anual que ocorre desde 1995, no Dia da Proclamação da Independência. As ações buscam articular cultura, ancestralidade e política em defesa dos territórios.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A iniciativa busca tensionar o debate pela justiça climática a partir da perspectiva das juventudes amazônidas, que experienciam diretamente os efeitos do racismo ambiental

Em nota à imprensa, Mattheus Oliveira, gestor de gerente e articulação do FPJ destaca que o evento vai além das atividades públicas e ressalta sua importância para fortalecer a mobilização para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro deste ano. 

“Por trás destes três dias de ação, existe uma rede de coletivos juvenis de todo o Pará que está passando por um intenso processo de formação para chegar à COP30 não como espectadora, mas como protagonista, com propostas fortes e bem fundamentadas”, afirma.

As ações incluem a colagem coletiva de cartazes no Grito dos Excluídos, a oficina Territórios, Justiça Climática e Racismo Ambiental, além da roda Corpos Amazônicos em Movimento, voltada às juventudes LGBTQIAPN+. A programação será encerrada com apresentações artísticas. Os interessados devem se inscrever pelo formulário on-line.

Serviço

Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam
Datas: 5 a 7 de setembro de 2025
Locais: A Casa Aberta (Rua Ó de Almeida, 1062 – Reduto) e Grito dos Excluídos, em Belém
Entrada: gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano