Pesquisar
Close this search box.

Representatividade racial no governo Biden atende reivindicações dos movimentos negros

kamala

21 de janeiro de 2021

Fazendo história com a primeira vice-presidente negra na política norte-americana, o governo Biden-Harris é marcado por diversidade

 Texto: Roberta Camargo | Edição: Lenne Ferreira | Imagem: AUL LOEP/AFP

Como a primeira vice-presidente negra da história, Kamala Harris tomou posse ontem, depois de juramento realizado pela juíza da Suprema Corte Sonia Sotomayor. A senadora de de 55 anos faz parte da composição de uma equipe governamental marcada pela representavidade de “minorias” que parece uma estratégia para unir a nação levando em consideração a sua diversidade.

A equipe de governo de Joe Biden tem nos principais cargos nomes que já atuaram durante o o mandato de Bill Clinton e de Barack Obama. Com foco no Meio Ambiente e nas questões raciais, o Partido Democrata já sinalizou os temas como prioridade. Entre os membros da nova equipe, é possível destacar integrantes negros na representação da ONU e nas pastas de Defesa, Saúde e Desenvolvimento Urbano.

A aproximação com a pauta racial do Governo Biden vem como uma forma de responder às manifestações recentes nos EUA, intensificadas com o caso de George Floyd, que morreu asfixiado por um policial militar no ano passado. Ao longo de toda campanha, o presidente recebeu o apoio de movimentos negros do país inteiro, o que foi decisivo para a sua vitória. Resta, agora, saber se o Governo cumprirá as promessas de do período eleitoral e se os nomes escolhidos conseguirão manter a pauta racial como prioridade. O certo é que, quando uma grande potência como os EUA, muda a forma de fazer política, o resto do mundo também se influencia.

Conheça os nomes

IcarolynImagem: Carolyn Kaster

Linda Thomas-Greenfield é embaixadora dos EUA na ONU. Com 35 anos de experiência, Thomas atuou com o governo de Barack Obama, tratando sobre Assuntos Africanos.

 

llyodImagem: Wikimedia Commons

O posto de secretário da Defesa é ocupada pelo general Lloyd Austin, que atua há 40 anos como militar. Além disso, Austin chefiou operações dos EUA no Oriente Médio durante a gestão de Barack Obama.

marcia 01Imagem: Tom Williams

A deputada de Ohio, Marcia Fudge, é secretária de Moradia e Desenvolvimento do governo Biden-Harris. A expectativa nos bastidores do governo era de que Fudge ficasse responsável pela pasta da Agricultura, mas ela se mantém cuidando dos assuntos de estrutura.

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano