Pesquisar
Close this search box.

Banco Africano de Desenvolvimento investe mais de 2 bilhões de dólares em políticas públicas no último ano

Os investimentos foram destinados para seis países do norte do continente africano
Luis Tato / AFP

Foto: Luis Tato / AFP

16 de janeiro de 2024

O Banco Africano de Desenvolvimento para o Norte de África divulgou o total de investimentos na infraestrutura do continente africano em 2023. Ao todo, foram mais de U$2 bilhões injetados em operações estratégicas de infraestruturas de saúde, energia renovável e projetos para o bem estar social em Mali, Mauritânia, Marrocos, Egito, Tunísia e Líbia.

O crescimento sustentável também foi alvo dos investimentos, como o projeto de expansão de centrais de energia solar ligando os países de Mauritânia e Mali, parte da iniciativa “Desert to Power”.  Também foi aprovado o aporte de U$ 23 milhões para o ”Fundo Africano de Desenvolvimento”.

Marrocos e Egito também receberam valores destinados a programas estruturais nas áreas de saúde e desenvolvimento social. Os dois juntos, receberam mais de um bilhão de dólares para os investimentos.

Mohamed El Azizi, diretor-geral do Banco, classificou 2023 como um ano excepcional. “Fomos capazes de lançar operações que reforçam a resistência às crises, em um contexto de incertezas e várias instabilidades”, comentou.

Criado em 1963, o Banco Africano de Desenvolvimento é uma instituição criada para promover o desenvolvimento econômico e social no continente africano. O grupo é presidido por Akinwumi Adesina e conta com a participação regional de mais de 40 países africanos, junto aos 28 membros da comunidade internacional.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano