Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Em Angola, Lula assina acordos e critica ‘indiferença’ de antecessores com a África

Em discurso, o presidente brasileiro prometeu ampliar "parceria estratégica" com o país africano

Texto: Solon Neto | Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência do Brasil/AFP

 
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia em memória do ex-presidente angolano Agostinho Neto, em Luanda, Angola 25 de agosto de 2023

Foto: O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia em memória do ex-presidente angolano Agostinho Neto, em Luanda, Angola 25 de agosto de 2023

25 de agosto de 2023

Nesta sexta-feira (25), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciou uma visita de Estado de dois dias em Angola e se encontrou com autoridades do país africano, incluindo o presidente angolano, João Lourenço.

Durante a visita, o presidente brasileiro assinou sete atos de cooperação com Angola nas áreas de saúde, educação, turismo, agricultura, recursos humanos, exportações e apoio a pequenas e médias empresas. No discurso durante a cerimônia de assinatura dos atos, Lula lamentou o afastamento entre o Brasil e os países africanos nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, citando “indiferença” dessas gestões com a África e prometendo mudar esse quadro.

“Embaixadas brasileiras foram fechadas. Deixamos de atuar juntos nos foros internacionais. Vamos corrigir esses erros. E vamos alçar nossa parceira estratégica a um novo patamar. O Brasil quer apoiar Angola no esforço de diversificar sua economia. Nosso comércio pode ser mais amplo e diverso”, disse.

Em Luanda, Lula foi condecorado com a medalha António Agostinho Neto — nomeada em homenagem ao ex-presidente e herói da independência de Angola. O mandatário brasileiro também condecorou João Lourenço com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Além disso, o petista discursou à Assembleia Nacional de Angola.

Lula ainda participou do encerramento do Fórum Econômico Brasil-Angola, que reuniu cerca de 400 empresários angolanos e brasileiros, além de autoridades de ambos os países, segundo divulgou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Em seu discurso no fórum, Lula voltou a ressaltar a importância da cooperação entre as duas nações e prometeu ampliar investimentos e parcerias com Luanda.

“Angola sempre foi um país que nos deu certeza que cada dólar investido aqui seria ressarcido, e assim o fez”, disse o presidente brasileiro, lembrando de empréstimos feitos ao país africano via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Entre os membros da comitiva de Lula na visita a Angola estavam os ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; da Igualdade Racial, Anielle Franco; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e da Fazenda, Fernando Haddad. Além deles, o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim também participou da visita oficial.

A população de Angola atualmente é de cerca de 35,6 milhões de habitantes. O país tem um Produto Interno Bruto (PIB) de cerca de US$ 125,7 bilhões (R$ 612 bilhões). Segundo a Apex, o Brasil é o quinto maior fornecedor de produtos do país africano atualmente, com participação de quase 5% no mercado angolano.

A ida do presidente brasileiro a Angola ocorreu no dia seguinte ao encerramento da 15ª Cúpula do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul. Durante o evento, Lula ressaltou em seus discursos a intenção de aproximar o Brasil dos países africanos, inclusive no setor de comércio. O encontro foi marcado pelo anúncio de um convite oficial para que Argentina, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã passem a integrar o grupo.

No domingo (27), Lula tem agenda em outro país africano, São Tomé e Príncipe, onde participará da 4ª Conferência de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A entidade reúne Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano