Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Seleções africanas sobem no ranking da FIFA após Copa Africana de Nações

Nenhuma seleção africana faz parte do top 10 da instituição, mas a classificação é inédita e histórica para o continente
A imagem mostra jogadores da seleção de Costa do Marfim após vencer a Copa Africana de Nações.

Foto: FRANCK FIFE / AFP

15 de fevereiro de 2024

 A FIFA divulgou nesta quinta-feira (15) o ranking atualizado das seleções masculinas de futebol. Apesar de nenhum time africano estar entre as dez melhores, a Copa Africana de Nações trouxe resultados históricos para os países que participaram do torneio. 

Seis seleções africanas subiram dez ou mais pontos no ranking. Entre elas, a campeã Costa do Marfim, que colheu os frutos de vencer a competição e chegou ao 39º lugar. A vice-campeã Nigéria subiu 14 posições e ocupa o 28º lugar na lista de melhores seleções do mundo. 

Mesmo eliminada nas quartas de finais da Copa Africana de Nações, sua melhor campanha na competição, a seleção de Angola surpreendeu ao sair da posição número 117 para 93.


A seleção de Cabo Verde, também eliminada nas quartas de final, nos pênaltis pela África do Sul, subiu oito posições e é a seleção de número 65 no ranking mundial. Guiné Equatorial aparece em 79º após subir nove posições.

O top 10 de seleções africanas ficou assim: em primeiro lugar a seleção de Marrocos, seguida por Senegal e Nigéria. Egito, Costa do Marfim, Tunísia, Argélia, Mali, Camarões e África do Sul fecham a lista. 

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano