Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

1° Festival Literário Pretinhas abre inscrições para escritoras negras

As inscrições vão até o dia 18 de dezembro
Imagem mostra duas crianças negras lendo um livro.

Foto: Reprodução/ Brian Summers

8 de dezembro de 2023

O 1° Festival Literário Pretinhas está com as inscrições abertas para autoras negras que residem em São Paulo. O evento acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, na Fábrica de Cultura Cachoeirinha, na Zona Norte da capital, e tem o objetivo de incentivar a leitura infantojuvenil.

Além de uma feira literária com 20 expositoras negras, a programação vai contar com diversas oficinas, como aulas de dança, grafite e musicalidade.

Vilma Queiroz, mulher negra, professora aposentada e idealizadora do Festival Literário Pretinhas, destaca a importância do edital. 

“Representatividade importa principalmente na hora do incentivo a leitura pelas crianças e adolescentes, por isso, estamos apostando no sucesso da primeira edição do festival”, diz, em nota à imprensa, 

Para participar, as escritoras precisam ser residentes há pelo menos um ano no estado paulista e já ter lançado um livro infantojuvenil. As inscrições vão até o dia 18 de dezembro e cada escritora, coletivo ou editora selecionada receberá R$ 300 para a participação no evento.

Os critérios para a seleção do festival incluem livros infantis ilustrados com personagens negros, e, no caso de livros juvenis sem ilustração, é necessário que as obras trabalhem com temática negra, além de serem avaliadas pela originalidade.

Coletivos de autoras negras também podem se inscrever como pessoa física ou jurídica, em nome de uma integrante do grupo. Editoras que possuam pelo menos três livros infantojuvenis escritos por autoras negras também podem participar do edital.

O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com apoio do Proac, Poeisis, Fábricas de Cultura e produção e direção de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação.  
O resultado será divulgado até o dia 29 de dezembro de 2023 no site do Festival Literário Pretinhas. As autoras selecionadas serão notificadas por e-mail e WhatsApp.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano