Pesquisar
Close this search box.

Aplicativo que mapeia empreendedores negros de Belém é lançado em festival

Aplicativo reúne 160 empreendimentos cadastrados; evento de lançamento ocorre de 8 a 28 de março com programação online e gratuita

Texto: Redação | Imagem: Cottonbro/Pexels

aplicativo

8 de março de 2021

Debates, rodas de conversas, cursos, workshops, feira de produtos do empreendedorismo negro e apresentações musicais fazem parte do Festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação, que começa nesta segunda-feira (8) e segue até o próximo dia 28. O evento é realizado pelo Festival Exú, conta com apresentações musicais e o lançamento do aplicativo, que reúne empreendedores negros da Região Metropolitana de Belém (PA). A programação é online, gratuita e será transmitida nas plataformas digitais.

“O Afromap se baseia no fato de que o Pará é o estado do Brasil onde mais pessoas se autodeclaram negras, porém a representatividade delas ocupando atividades criativas e produtivas ainda é baixa. Nesse sentido, um aplicativo que promove conexões busca romper a lógica do isolamento historicamente engendrado pelo racismo, aumentando as chances de desenvolvimento da população negra na Região Amazônica”, destaca Rayo Machado, uma das coordenadoras da iniciativa.

O aplicativo Afromap é baseado na geolocalização, vem sendo desenvolvido desde 2019 e já conta com 160 empreendimentos cadastrados. A ferramenta gera um mapa que permite ao usuário se cadastrar ou encontrar empreendimentos, estimulando conexões, facilitando a promoção de negócios e impactando beneficamente na geração de renda do setor – o mais afetado pela pandemia.

“Almejamos com esse festival poder ampliar o alcance de afroempreendedores e artistas paraenses através da formação, das tecnologias sociais e digitais e da arte, bem como conectar a potência da diversidade cultural negra da Amazônia ao mundo”, conta Bruna Raiol, também da coordenação do app.

Festival

O app vai ser lançada como parte da programação do festival Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação. O evento traz várias atividades como debates, rodas de conversas, cursos, workshops, feira de produtos do empreendedorismo negro. Além disso, o público ainda pode conferir as apresentações artísticas de Matemba, Mariza Black, Arthur da Silva, Grupo Toró-Açú, Bruna BG, Banda Samaúma, DJ Tauan, Anastásia Marshelly, DJéia Ananindeusa, Josiel Paz, Juan Silva, Emilly Cassandra e Dama Blackout.

O aplicativo é uma iniciativa do Festival Exú, coletivo que desde maio de 2019 mapeia os afroempreendimentos Região Metropolitana de Belém, e tem o apoio do edital de festivais integrados da Lei Aldir Blanc do Pará.

Serviço:

O que? Festival e lançamento do aplicativo Afromap: arte, empreendedorismo, tecnologia e inovação

Quando? De 08 a 28 de março, nas redes sociais e plataformas de ecommerce, streaming e EAD

O que vai rolar? Diálogos, músicas, performances, cursos, workshops e feira de produtos do Empreendedorismo negro

Baixe o Afromap na PlayStore: clicando aqui.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano