Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Banda bauruense lança álbum com ritmos que vão do groove ao maracatu

O projeto conta com oito faixas da banda Bebé Pacheco e Ubandu e estará disponível nas plataformas digitais a partir de 28 de novembro
Da esquerda para a direita os integrantes da banda Bebé Pacheco e Ubandu: Julio Calleja, Adriel Dias, Bebé Pacheco, Adriano Martins e Ed Florindo

Foto: Conrado Dacax/Reprodução

13 de novembro de 2023

No dia 28 de novembro, está previsto o lançamento do álbum “Brechó” pela banda Bebé Pacheco e Ubandu, originária de Bauru (SP). A formação da banda inclui Bebé Pacheco como vocalista, Adriano Martins no baixo elétrico, Ed Florindo na percussão, Adriel Dias na bateria e Julio Calleja na guitarra. O novo projeto musical apresenta oito faixas que combinam uma diversidade de ritmos, incluindo afrobeat, brega, maracatu, groove, balada e funk percussivo.

Bebé Pacheco é a autora de todas as músicas do álbum, à exceção de “Pratear”, uma colaboração da cantora com o compositor Agricio Costa. As canções do álbum abordam temas como empoderamento feminino, amor, reflexões sobre o racismo e o colorismo.

“Brechó traz ao mundo músicas que fiz há anos e que estavam guardadas em uma ‘caixinha’ até músicas que desenvolvemos [a banda] em conjunto, em 2022”, informa Bebé em nota.

A canção de estreia, chamada “Qual É a Minha Cor”, conta a história de uma pessoa negra que busca entender e aceitar sua identidade racial. Essa música estará disponível nas plataformas digitais no dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Além disso, a banda teve a colaboração de músicos parceiros na produção do álbum, incluindo Vitor Napolião nos teclados, Samuel Alcantra no trompete na faixa ‘Aparecida’, Paulinho Maurício no saxofone, Felipe Aguiar no trompete e Bruno Galope no trombone na faixa ‘Se Situa’.

Em 2021, Bebé Pacheco iniciou sua carreira musical, inspirada pelo período de confinamento durante a pandemia. A artista bauruense começou a gravar vídeos de covers para o YouTube e, nesse mesmo período, compôs ‘Céu‘. No ano seguinte, em 2022, ela gravou e lançou essa música em parceria com Amêh.

Com o apoio de amigos, familiares e a retomada das atividades presenciais, Bebé Pacheco passou a se apresentar em eventos locais da cidade. Isso impulsionou seu reconhecimento e, consequentemente, ela começou a ser convidada para apresentações em outros locais de Bauru e arredores.

Em uma de suas apresentações, Bebé foi apresentada a Ed Florindo, um experiente percussionista que participa de rodas de samba, choro e samba rock em Bauru e região há mais de 25 anos. Esse encontro marcante foi o ponto de partida para a formação da banda Bebé Pacheco e Ubandu.

Desde o princípio, o grupo tinha o objetivo de criar músicas autorais, uma vez que a vocalista já possuía várias composições em seu repertório pessoal. Adriano Martins, baixista e diretor musical com formação no Conservatório de Tatuí, desempenhou o papel fundamental de harmonizar as letras da compositora.

  • Bárbara Cavalcante

    Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano