Pesquisar
Close this search box.

Belo Horizonte sedia a 1ª Parada Negra LGBTQIAPN+ neste sábado

Primeira edição do evento acontece no centro da capital mineira com a presença de blocos de carnaval e outras atrações artísticas
Imagem de uma pessoa negra segurando uma bandeira LGBTQIAPN+. Neste sábado (25), a cidade de Belo Horizonte recebe a 1ª edição da Parada Negra LGBTQIAPN+.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

24 de maio de 2024

Neste sábado (25), Belo Horizonte será palco da primeira Parada Negra LGBTQIAPN+. A concentração está prevista para às 14h na Praça Sete, no centro da capital mineira. Com o tema “Do Erê ao Ancestral pela vida das juventudes negras”, o evento é organizado pela Rede Afro LGBT-MG e visa celebrar a ancestralidade preta, além de destacar os desafios enfrentados pela interseccionalidade entre as pautas.

Inspirado no “Black Pride” dos Estados Unidos, movimento iniciado na década de 1990 para buscar visibilidade para a pauta LGBTQIAPN+, o evento segue a tradição de movimentos semelhantes no Brasil, como o “Brasil as Black Pride”, realizado em São Paulo desde 2017 e em João Pessoa desde 2019.

A Parada Negra LGBTQIAPN+ partirá da Praça Sete e seguirá pela avenida Amazonas, acompanhada de um carro de som, em direção à rua Guaicurus. A mobilização contará com blocos de carnaval como Angola Janga, Samba da Meia Noite, Abalô-caxi e Afoxé Bandarerê. Ao chegar na Guaicurus, o ato será encerrado com apresentações de grupos de dança, drag queens e DJs, com dispersão prevista para às 22h.

A escolha da data coincide com o Dia Mundial da África, celebrando o 60º aniversário da Organização da Unidade Africana (OUA), criada em 1963 para incentivar a descolonização de países africanos. A OUA, substituída em 2002 pela União Africana, foi fundada por 32 chefes de Estado africanos em Adis Abeba, Etiópia.

O coordenador estadual da Rede Afro e membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) afirmou, entrevista ao Brasil de Fato, que a expectativa é consolidar a parada como um evento anual e promover o diálogo sobre as pautas da comunidade, além de sensibilizar políticas públicas para essa população.

Serviço

Parada Negra LGTBQIAPN+: “Do Erê ao Ancestral pela vida das juventudes negras”

Quando: 25 de maio

Horário: concentração às 14h

Local: Praça Sete de Setembro, s/n – Centro, Belo Horizonte (MG)

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano