Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Caminhadas negras’ vão recontar histórias de cidades brasileiras

O projeto tem o objetivo de contar o que aconteceu após abolição inconclusa da escravatura no país em 13 de maio de 1888
Imagem mostra grupo de pessoas negras durante uma das caminhadas negras.

Foto: Divulgação

11 de maio de 2024

As caminhadas negras, passeios de afroturismo, vão recontar histórias que a história não contou em cerca de 30 cidades brasileiras ao longo de maio, mês que marca a abolição da escravatura no Brasil. As experiências turísticas mostram o protagonismo negro nas cinco regiões brasileiras, revelando novos lugares, personagens e culturas negras, passando pelo passado, presente e futuro.

O projeto é organizado pela plataforma de afroturismo Guia Negro, em articulação com parceiros de cada cidade e tem objetivo de contar o que aconteceu após abolição inconclusa da escravatura no país em 13 de maio de 1888.

“Começamos a realizar essa ação em 2023 e estamos ampliando os lugares em que estamos presentes. É um recado para dizer que todas as cidades brasileiras possuem história negra pouco contada. Valorizar e reconhecer nossas narrativas e lugares é um passo importante para o povo preto. Além disso, precisamos ter um turismo mais diverso, que contemple nossa ancestralidade”, considera o fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias.

Ele defende ainda que a segunda abolição vem a partir do momento em que as pessoas negras retomam suas narrativas e as contam com o devido protagonismo

“O direito à memória das nossas histórias, personagens e cultura negra é a sonhada liberdade de quem faz parte da diáspora africana e ainda luta por terras, moradia, educação e condições igualitárias na sociedade”, afirma.

A ação tem apoio da Copastur. Entre as cidades que terão pela primeira vez uma Caminhada Negra está Rio Branco. Na capital do Acre, o passeio ocorre em 18 de maio. Florianópolis e Santos que têm iniciativas independentes integram a ação pela primeira vez.

Para conferir as cidades e percursos e comprar a experiência turística, acesse aqui.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano