Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Cinderela’ ganha versão afro e estreia como ópera em São Paulo

Peça ficará em cartaz entre os dias 5 e 15 de outubro, no Theatro São Pedro
Atriz negra encena a personagem Cinderela e um ator negro colocando o sapato em seu pé.

Foto: Divulgação

2 de outubro de 2023

O conto de fadas “Cinderela”, um dos mais conhecidos do planeta, ganhou uma versão com protagonistas negros e será apresentado em formato de ópera no Theatro São Pedro, em São Paulo, entre os dias 5 e 15 de outubro. A adaptação da história oferece encantamento, entretenimento e identificação, conectando fantasia e realidade.

Na ópera, a soprano Marly Montoni será Marie/Cinderela. A artista acredita que o espétaculo é um passo inicial para maior representatividade afro na cultura.

“É muito especial ter esse protagonismo, isso faz toda a diferença e gera uma representatividade incrível para crianças e jovens pretos. É claro que a história ainda bebe na cultura ocidental de ser, mas já é um bom começo. E quem sabe um dia estaremos a contar, em ópera, histórias de príncipes e rainhas africanos?”

Com pouco mais de uma hora e dividida em três atos, a ópera tem libreto (texto) da própria compositora. A orquestração é de Juliana Ripke e o espetáculo cionta ainda com um elenco de sete cantores negros.

A versão de “Cinderela” que vai ao palco do Theatro São Pedro foi composta pela francesa Pauline Viardot e estreou em Paris em 1904, permanecendo relativamente fiel ao conto de fadas de Charles Perrault, que inspirou a obra.

Dedicada ao público infantojuvenil, a montagem de “Cinderela” traz uma história de conto de fadas clássica que é amada por crianças e adultos. Além de envolver elementos de magia, romance e transformação, especialmente cativantes ao público jovem, a ópera será apresentada em português, tornando o espetáculo ainda mais acessível para estimular a imaginação das crianças e promover a apreciação das artes cênicas e da ópera. Inclusive para celebrar o Dia das Crianças, uma das apresentações será apresentada em 12 de outubro, em uma experiência cultural marcante e enriquecedora para todas as famílias.

Serviço

Onde: Theatro São Pedro, São Paulo – SP
Quando: Entre os dias 5 e 15 de outubro
Duração: 1h15 (com intervalo)
Classificação: Livre
Ingressos disponíveis no site.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano