Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Inhotim recebe 2 exposições que celebram artistas negros brasileiros

Rubem Valentim é protagonista da mostra que também reúne outros dez artistas para homenageá-lo

Texto: Mariane Barbosa | Foto: Tiago Nunes/Divulgação

Imagem mostra obras coloridas de Rubem Valentim expostas no Instituto Inhotim, localizado em Minas Gerais.

25 de setembro de 2023

O museu Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, inaugurou no sábado (23), duas novas exposições com obras produzidas por artistas negros brasileiros: “Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim” e “Direito à forma”. Ambas as mostras, instaladas nas galerias Lago e Fonte, fazem parte do Programa Abdias Nascimento e do Museu de Arte Negra, iniciado em 2021 no centro de arte contemporânea.

Com curadoria de Igor Simões, Lucas Menezes e Aderi Andrade, as exposições trazem destaque à produção de cerca de 40 artistas negros do Brasil e de outros países. As obras estarão disponíveis no museu até 2024. 

A exposição de Rubem Valentim, principal nome do museu desde a sua fundação, abrange diversas épocas da produção do artista, que faleceu há 30 anos. Além disso, a mostra inclui trabalhos de outros dez artistas que dialogam com a expressão artística de Rubem Valentim, que costumava explorar diferentes cores e texturas para dar forma a símbolos e emblemas afro-brasileiros.

Já a mostra, “Direito à Forma: Beatriz Nascimento”, é uma mostra coletiva com obras de 30 artistas negros, composta por instalações audiovisuais, fotografias, pinturas e esculturas. A exposição, com curadoria de Dani Andrade, evidencia que a arte negra possui uma linguagem múltipla que pode ser vista por diversas perspectivas.

Ambas as exposições podem ser visitadas de quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30, no Instituto Inhotim. Para mais informações, consulte o site oficial do museu. 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano