A desinformação tem exercido profundo impacto na sociedade, minando a confiança nas instituições democráticas e gerando uma crise global de credibilidade. A disseminação de informações falsas coloca em risco a saúde e a estabilidade política, como visto na recente pandemia do novo coronavírus.
Com a rapidez com que as notícias se espalham on-line e a exposição a uma quantidade esmagadora de conteúdos disponíveis, torna-se cada vez mais difícil para muitas pessoas conseguirem diferenciar o que é falso do que é verdadeiro. Vários brasileiros não têm habilidades para avaliar criticamente o que recebem em seus celulares.
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Pensando em contribuir com o combate desta prática, a Alma Preta Jornalismo, em parceria com a Sleeping Giants, realiza a pesquisa “O Perfil da Desinformação no Brasil”, com o intuito de traçar um perfil estruturado da desinformação e como ela atinge a população brasileira, especificamente a negra no país.
“A pesquisa é importante porque, ao final, apontará o comportamento de diferentes perfis de pessoas diante de notícias falsas ou assuntos que sofreram com grande volume de conteúdos desinformativos. Para isso, estão sendo coletados dados como idade, sexo, raça/cor, escolaridade e informações sobre estado e região geográfica”, defende Camila Rodrigues da Silva, jornalista de dados da Alma Preta.
A jornalista explica que o levantamento tem o intuito de entender como os brasileiros caem em uma fake news e quais delas mais se perpetuam entre os diferentes públicos. Além disso, saber as respostas que foram dadas de maneira errada e por quais grupos.
“Essa parceria da Alma Preta com o Sleeping Giants é feita a partir da constatação de que as duas organizações tinham competências complementares, e que a gente possuía conhecimentos que poderiam ser somados”, destaca Humberto Ribeiro, cofundador e diretor jurídico e de pesquisas do Sleeping Giants Brasil.
A organização parceira da Alma Preta desenvolveu um canal automatizado para o recebimento de denúncias. Após o questionário, a plataforma permite ao usuário saber quantas informações quem participa do levantamento errou ou acertou.
“Entender esse perfil da população e as formas como cada um desses grupos sociais está sendo impactado diferentemente por essas narrativas é importante para a elaboração de políticas públicas e para a gente conseguir desvendar efetivamente aquilo que está acontecendo e que está impactando na vida das pessoas”, acrescenta Ribeiro.
Saiba como participar
Para colaborar com a Alma Preta e participar da pesquisa, basta acessar o link fornecido, dar “oi” para iniciar a interação e responder a algumas perguntas simples via WhatsApp. É rápido, fácil e sua contribuição fará a diferença.