Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Com questionário via WhatsApp, Alma Preta realiza pesquisa sobre desinformação e racismo

Levantamento inédito, em parceria com a Sleeping Giants Brasil, contribui no combate a disseminação de informações falsas no país
Aplicativo na tela do celular

10 de outubro de 2023

Por Jean Albuquerque

A desinformação tem exercido profundo impacto na sociedade, minando a confiança nas instituições democráticas e gerando uma crise global de credibilidade. A disseminação de informações falsas coloca em risco a saúde e a estabilidade política, como visto na recente pandemia do novo coronavírus. 

Com a rapidez com que as notícias se espalham on-line e a exposição a uma quantidade esmagadora de conteúdos disponíveis, torna-se cada vez mais difícil para muitas pessoas conseguirem diferenciar o que é falso do que é verdadeiro. Vários brasileiros não têm habilidades para avaliar criticamente o que recebem em seus celulares. 

Pensando em contribuir com o combate desta prática, a Alma Preta Jornalismo, em parceria com a Sleeping Giants, realiza a pesquisa “O Perfil da Desinformação no Brasil”, com o intuito de traçar um perfil estruturado da desinformação e como ela atinge a população brasileira, especificamente a negra no país. 

“A pesquisa é importante porque, ao final, apontará o comportamento de diferentes perfis de pessoas diante de notícias falsas ou assuntos que sofreram com grande volume de conteúdos desinformativos. Para isso, estão sendo coletados dados como idade, sexo, raça/cor, escolaridade e informações sobre estado e região geográfica”, defende Camila Rodrigues da Silva, jornalista de dados da Alma Preta. 

A jornalista explica que o levantamento tem o intuito de entender como os brasileiros caem em uma fake news e quais delas mais se perpetuam entre os diferentes públicos. Além disso, saber as respostas que foram dadas de maneira errada e por quais grupos. 

“Essa parceria da Alma Preta com o Sleeping Giants é feita a partir da constatação de que as duas organizações tinham competências complementares, e que a gente possuía conhecimentos que poderiam ser somados”, destaca Humberto Ribeiro, cofundador e diretor jurídico e de pesquisas do Sleeping Giants Brasil

A organização parceira da Alma Preta desenvolveu um canal automatizado para o recebimento de denúncias. Após o questionário, a plataforma permite ao usuário saber quantas informações quem participa do levantamento errou ou acertou. 

“Entender esse perfil da população e as formas como cada um desses grupos sociais está sendo impactado diferentemente por essas narrativas é importante para a elaboração de políticas públicas e para a gente conseguir desvendar efetivamente aquilo que está acontecendo e que está impactando na vida das pessoas”, acrescenta Ribeiro.

Saiba como participar 

Para colaborar com a Alma Preta e participar da pesquisa, basta acessar o link fornecido, dar “oi” para iniciar a interação e responder a algumas perguntas simples via WhatsApp. É rápido, fácil e sua contribuição fará a diferença.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano