Pesquisar
Close this search box.

Congresso de escritores da periferia discute expansão dos movimentos literários

17 de novembro de 2018

O Congresso conta com três mesas de debate, intervenções poéticas, batalhas de rima e presença do poeta Akins Kintê e do músico James Bantu, para apresentação de um pocket shows especial

Texto / Divulgação
Imagem / Pedro Borges/Alma Preta

O coletivo de comunicação Desenrola e Não Me Enrola promove no dia 24 de novembro a quarta edição do Congresso Escritores da Periferia. O evento acontece a partir das 12h30 no Centro de Mídia M´Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.

O encontro tem o intuito de aproximar jovens, educadores, professores e moradores das periferias de São Paulo de agentes culturais da cidade.
Levando em consideração a contribuição dos saraus para o fortalecimento da cena literária nas periferias, a quarta edição do Congresso apresenta os seguintes assuntos para as mesas de debate: Surgimento e expansão do movimento literário nas periferias; Contribuição dos saraus para o surgimento de novos autores nas periferias; e Slam e Batalha de Rimas – Narrativas da juventude periférica.

“Além de mostrar a importância dos autores e suas obras, o Congresso busca ampliar a discussão sobre o movimento literário produzido a partir das periferias, pautando principalmente a produção de conhecimento existente nestes personagens que dão vida aos saraus”, diz Evelyn Vilhena, curadora do Congresso e produtora de conteúdo no coletivo Desenrola E Não Me Enrola.

Entre os convidados, destaque para Márcio Ricardo, poeta e músico do Grajaú, Carol Peixoto, poetisa e integrante do coletivo Poetas Ambulante, Maria Vilani, professora e escritora, Akins Kintê, poeta, e James Bantu, músico.

Evelyn Vilhena destaca que um dos principais objetivos do evento é aproximar pessoas que não acompanham esse movimento cultural, para elas se conectaram com a potência da produção artística em curso nas periferias.

“Quando a gente atrai o interesse de um professor que ainda não conhece os saraus, ou de um jovem que não interage com o movimento das batalhas de rima, a gente está contribuindo diretamente para o rompimento de uma barreira geográfica e social, que impede as pessoas de conviver com as potências positivas do seu território.”

Serviço:

4° Congresso de Escritores da Periferia de São Paulo
Local: Centro de Mídia M’Boi Mirim
Endereço: Rua Thereza Silveira de Almeida, n° 03, CEP: 04935-070 , SP.
Horário: 12h30 às 22h00
Entrada Gratuita

Programação:

(13h às 14h30) – Mesa 1: Surgimento e expansão do movimento literário nas periferias
(15h às 16h30) – Mesa 2: Contribuição dos saraus para o surgimento de novos autores nas periferias
(16h30 às 17h) – Pocket Show
(17h às 18h30) – Mesa 3: Slam e Batalha de Rimas – Narrativas da juventude periférica
(19h às 20h30) – Sarau Desenrola
(21h às 22h) – Batalha de Rimas com participação da Batalha Do Bambuzal

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano