Com objetivo de fomentar o afroturismo, a startup Diaspora.Black abriu as inscrições para o edital inédito ‘Percursos Negros‘, um projeto voltado para a seleção de até dez iniciativas que atuam ou tenham projetos de roteiros turísticos focados nas memórias e culturas afro-brasileira. As inscrições ficam abertas até o dia 2 de fevereiro no site da iniciativa.
Ao todo, os projetos selecionados irão contar com apoio financeiro, mentoriais, oficinas com consultores especialistas, além de produção de conteúdos e materiais de divulgação.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Podem participar coletivos, microempreendedores, agências ou comunidades tradicionais que já atuem ou tenham projetos de roteiros turísticos e culturais de valorização da cultura afro-brasileira. Para participar, basta preencher o formulário e encaminhar um vídeo com a descrição da iniciativa. Serão apoiadas projetos novos ou já existentes, em territórios urbanos ou comunidades tradicionais de todas as regiões.
O edital ‘Percursos Negros’ também vai contar com um Mapeamento do AfroTurismo, voltado para mobilizar até 30 organizações de afro-empreendedores em todo o país. Em março deste ano, o Laboratório Criativo de Roteiros vai realizar oficinas abertas de temas como gestão financeira; construção de roteiros; storytelling e comunicação.
Todas as atividades das oficinas de formação serão gratuitas, realizadas online, mediante inscrição prévia. A participação nas oficinas será gratuita e aberta a todos os interessados, entre aqueles que participam do Mapeamento e também outras organizações não participantes das demais atividades deste Edital.
SERVIÇO
Edital Percursos Negros
Inscrições: até 02/02
Onde: formulário online
Quem pode participar?: Coletivos, microempreendedores, agências ou comunidades tradicionais que atuem ou tenham projetos de roteiros afroturísticos
Realização: Dispora.Black
Leia também: Coletivo Bitonga Travel quer democratizar viagens internacionais para mulheres negras