O Instituto Commbne – Comunicação, Inovação, Raça e Etnia e a Fundação Friedrich Ebert – Brasil (FES-Brasil) anunciaram na segunda quinzena de maio a chamada pública para o edital “Vozes da Améfrica Ladina: Experiências de Comunicação da Diáspora Africana na América Latina”.
O edital, lançado em abril, faz alusão ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e homenageia a memória da intelectual Lélia Gonzalez, reunindo memórias, relatos e análises sobre experiências de comunicação no âmbito da diáspora africana na América Latina.
A chamada pública estará aberta até 21 de junho e vai selecionar 15 obras que serão incluídas em um livro a ser lançado em março de 2025. A publicação será produzida em três idiomas — inglês, português e espanhol — e contará com textos que abordam iniciativas de comunicação desenvolvidas por pessoas negras e indígenas sobre a Diáspora Africana na América Latina.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em nota, Jaqueline Lima, diretora de projetos sobre políticas de gênero e equidade racial da FES no Brasil, explica que o termo “Améfrica Ladina”, criado por Lélia Gonzalez, tem a intenção de reconhecer a complexidade das identidades culturais africanas e indígenas na formação da identidade latino-americana. Para ela, o edital amplia o debate sobre a comunicação a partir de uma perspectiva que valoriza a diversidade e promove a inclusão pela linguagem.
As pessoas interessadas em participar devem preencher o formulário e fazerem o upload do texto no até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 21 de junho de 2024. Cada texto selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 1 mil.
Para mais informações e acesso ao edital completo, visite o site da FES Brasil.