PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Pernambuco, mostra fotográfica retrata cultura afro-indígena do Brasil

As imagens fazem parte do fotolivro homônimo da jornalista Karen Lima
Imagem mostra uma mulher religiosa.

Foto: Karen Lima

18 de outubro de 2023

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizada em Petrolina (PE), recebe desde o dia 10 de outubro a exposição fotográfica “Povoadas”. A partir do olhar da jornalista Karen Lima, a mostra conta a história e cultura de quatro mulheres que representam uma conexão com a natureza e a sua ancestralidade.

As imagens também fazem parte do fotolivro da artista, intitulado “Povoadas”, que foi publicado em 2022. A mostra reúne imagens de Oraci Terra, Jéssica Tumbalalá, Luádia Mabel e Mãe Vaníria de Oyá durante a realização de rituais sagrados para cada uma. Elas possuem o intuito de dar visibilidade à cultura afro-indígena que forma o país, na busca pelo respeito às pluralidades e pelo diálogo coletivo. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além das fotografias, é possível acessar recursos interativos que podem ser explorados a partir de QRCodes que levam os visitantes a vídeos e redes sociais das personagens do livro.

A realização da exposição conta com apresentação da diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Flora Romanelli Assumpção. A mostra permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o final de novembro.

Serviço:

Onde: Hall da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Quando: 10 de outubro até a última semana de novembro

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18hEntrada: Gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano