Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo musical em São Paulo celebra ‘Quarto de Despejo’, de Carolina Maria de Jesus

Releitura em 12 composições autorais da obra literária acontece nesta sexta-feira (2), no Sesc Santana
Imagem mostra uma apresentação do show Bitita no Sesc São Carlos.

Foto: Mariane Camargo Soares

1 de fevereiro de 2024

Localizado em São Paulo (SP), o Sesc Santana apresenta nesta sexta-feira (2), às 20h, o espetáculo musical “Bitita, as Composições de Carolina Maria de Jesus”, uma releitura do disco “Quarto de Despejo”, de 1961, da escritora e compositora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977).

Um ano após lançar o livro “Quarto de Despejo” (1960), obra na qual retratou os seus desafios na periferia como catadora de papel e mãe de três filhos, Carolina de Jesus interpretou a própria obra em 12 composições autorais que integram o álbum homônimo, lançado pela RCA Victor. 

Com o intuito de recuperar a obra musical da escritora e retomar tradições musicais como os cantos de trabalhos e sagrados, em março de 2023, o álbum “Bitita, as Composições de Carolina Maria de Jesus” (Selo Sesc), chegou às plataformas de áudio digitais nas vozes de Nega Duda e Sthe Araujo. 

Entre as marchas e sambas do álbum original, faixas como “Rá, Ré, Ri, Ro, Rua”, “Vedete da Favela”, “O Pobre e o Rico”, “O Malandro”, e “As Granfinas”, “Pinguço” e “Macumba” foram regravadas digitalmente.

No espetáculo desta sexta-feira, todas as músicas serão interpretadas por um grupo de percussionistas renomados, composto por AfroJu Rodrigues, Xeina Barros, Maurício Badé, Cauê Silva e Sthe Araujo (direção artística e musical). 

O coro será composto por Pedro Lucas Pilar, Aloysio Letra e Tiganá Macedo, enquanto a guitarra ficará a cargo de Lello Bezerra, o cavaquinho será de Henrique Araújo, e o trombone e arranjos serão providenciados por Allan Abbadia para acompanhar as vozes de Nega Duda, Girlei Miranda, Mestre Nico e Sthe Araujo.

Considerada uma das maiores escritoras brasileiras do século XX, Carolina Maria de Jesus foi multiartista, cantora e escritora de contos, crônicas, letras de música e peças de teatro. Ao longo de sua trajetória, a autora também lançou mais três livros: “Casa de Alvenaria” (1961), “Pedaços de Fome” (1963) e “Provérbios” (1963).

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano