Com estreia marcada para 22 de março em Salvador (BA), a peça “Eu Amarelo” homenageia uma das maiores obras da literatura brasileira, “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus.
Dirigido por Isaac Bernat e assinada pelo dramaturgo Elissandro de Aquino, o espetáculo apresenta pedaços do legado de Carolina por meio de suas obras, como “Diário de Bitita” e “Casa de Alvenaria”. A apresentação passa por três momentos cruciais na vida da escritora: a estadia de Carolina na favela, sua ascensão literária e seu esquecimento social.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para Cyda Moreno, produtora cultural e atriz que dá vida à Carolina nos palcos, o Brasil precisa conhecer a força e a realeza da personagem principal.
“Carolina extraiu poesia e lirismo para fazer ressoar as misérias do povo da favela. Sua literatura repleta de erros de grafia é peculiar, recheada de palavras rebuscadas e profundas que refletem as inúmeras fomes do nosso povo por espaço, dignidade, reconhecimento, oportunidades e respeito à nossa identidade.”, comenta Cyda em nota à imprensa.
Nos dias 22 e 23 de março, após as sessões da peça, acontecerá um bate-papo entre o público e a equipe de produção, com a presença de Cyda, Isaac e Elissandro. Além disso, será ministrada uma oficina presencial e gratuita com o diretor do espetáculo nos dias 23 e 24 de março, das 9h às 13h.
Serviço
Quando: 22, 23, 24, 29, 30 e 31 de março e 5, 6 e 7 de abril, às 20h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro
Quanto: R$30 (inteira) e R$15 (meia)