O coletivo Mobiliza Saracura Vai-Vai celebra seus dois anos de atuação neste sábado (3), a partir das 13h, com o evento “Canta Quilombo”. Realizado ao ar livre no bairro do Bixiga, em São Paulo (SP), o evento contará com diversas apresentações artísticas e culturais, além do reforço da luta pela preservação do Quilombo do Saracura e a memória da população negra na região.
Desde o primeiro ato em 2 de julho de 2022, em defesa do sítio arqueológico do Quilombo do Saracura, o Mobiliza Saracura Vai-Vai tem trabalhado para garantir que a construção da estação da Linha Laranja do Metrô de São Paulo não apague a história e a presença negra na região. O evento deste sábado celebra essas conquistas com sete horas de programação que inclui dez apresentações musicais, atividades infantis, rodas de capoeira e oficinas de grafite.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Entre as atrações musicais estão Bateria 013, Calefação Tropicaos, o trio Xantilee, Tony Nogueira e July Sá, Samba da Madrinha Eunice, DJ Naves, Trupe Chá de Boldo, Aloysio Letra, Samba da Tamarineira com Aldo Bueno, Velha Guarda do Vai-Vai e Bateria Pegada de Macaco da escola de samba Vai-Vai. As apresentações serão intercaladas com atividades como brincadeiras infantis, capoeira e grafite, realizadas por artistas locais sem cachê em apoio à causa.
Durante o evento, serão coletados agasalhos e alimentos não perecíveis para ações sociais na comunidade do bairro. O “Canta Quilombo” também visa fortalecer o diálogo com a comunidade local e apresentar as principais conquistas do coletivo, como o cadastro do Sítio Arqueológico Saracura/Vai-Vai como área quilombola, a classificação do bairro como Território de Interesse da Cultura da Paisagem (TICP) e a inclusão no Plano Diretor de critérios para manutenção do perfil racial do bairro.
O Mobiliza Saracura Vai-Vai, formado por moradores, sambistas, ativistas, autoridades religiosas, representantes políticos e pesquisadores, continua sua luta para que a obra do metrô não apague a memória negra do Bixiga. Entre suas demandas estão a mudança do nome da estação de “Estação 14 Bis” para “Estação Saracura Vai-Vai”, a criação de um memorial, a manutenção dos achados arqueológicos no bairro e a permanência da escola de samba Vai-Vai e da população negra no Bixiga.
Serviço
Evento “Canta Quilombo”
Quando: sábado, 3 de agosto
Horário: das 13h às 20h
Local: Rua Maria José, altura do 423, no Bixiga, região central de São Paulo (SP)