Pesquisar
Close this search box.

Evento discute educação antirracista diante da militarização das escolas

O encontro tem como objetivo promover uma discussão sobre educação antirracista, destacando as experiências de estudantes negros, mulheres e  pessoas LGBTQIAPN+ na escola pública
Imagem mostra pessoas sentadas em cadeiras e formando uma roda em uma sala.

Foto: Divulgação

13 de agosto de 2024

No próximo sábado (17), a Ação Educativa realiza uma roda de conversa com o tema “A Educação Antirracista diante do Novo Ensino Médio e da Militarização da Educação”, no Museu das Favelas, localizado na região central de São Paulo (SP).

Uma parceria do projeto Tô no Rumo com o projeto Seta, o evento faz parte da programação da Semana de Ação Mundial (SAM 2024) e abordará a luta antirracista frente às recentes reformas educacionais no Brasil, como o Novo Ensino Médio, e o impacto da militarização das escolas em estados como Paraná e São Paulo. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O encontro tem como objetivo promover uma discussão sobre educação antirracista, destacando as experiências de estudantes negros, mulheres e  pessoas LGBTQIAPN+ na escola pública.   

O evento contará com uma oficina sobre formas de resistência e expressões identitárias das juventudes negras, LGBTQIAPN+ e periféricas, em colaboração com o setor educativo do Museu das Favelas. Além disso, haverá o lançamento da publicação “Indique Relações Raciais – Antirracismo em Movimento” e uma roda de conversa sobre as reformas educacionais e a militarização das escolas, com a participação de quatro palestrantes convidados.

“Essas reformas que vêm sendo produzidas de cima para baixo, sem escuta e entendimento da realidade e demandas de estudantes negras e negros, não conseguem responder às necessidades dessa juventude. Uma educação antirracista passa também pela gestão democrática das escolas e pela participação efetiva de estudantes na construção e monitoramento de políticas educacionais”, explica Vanessa Cândida, assistente de Educação e Juventude da Ação Educativa. 

Programação

Atividades abertas ao público

  • 13h40: Lançamento Indicadores da Qualidade na Educação – Antirracismo em Movimento – Ednéia Gonçalves (Coordenadora Executiva da Ação Educativa)
  • 14h – 16h: Roda de conversa com jovens A educação antirracista diante do Novo Ensino Médio e a Militarização da educação
    • Toninho (Diretor EE Márcia Ries)
    • Debora Goulart (professora UNIFESP)
    • Catherine Sarah (estudante USP)
    • Vanessa Cândida – Mediação (Ação Educativa)
  • 16h: Apresentação – Dance Crew Xeque Mate
  • 16h30: Encerramento
  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano