Pesquisar
Close this search box.

Festival online debate a presença de mulheres no ramo musical durante a pandemia

Além de conversas ao vivo, o Festival Luz Del Fuego conta com line-up recheado, incluindo apresentações de Indy Naíse, Morenna, Afronta Mc e Jasper e a Gana

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Imagem de divulgação. Na foto, a artista Morenna, usando acessórios que remetem à cultura egípcia. Morenna é uma das artistas que estarão presentes no festival.

6 de junho de 2021

No dia 6 de junho, acontece a nova edição do Festival Luz Del Fuego, protagonizado por produção feminina, e que desde a primeira ação cultural da aceleradora musical Luz Del Fuego, tem como premissa potencializar mulheres por meio de outras mulheres. O evento, desta vez online, vai debater temáticas relacionadas à presença de mulheres na produção executiva e processos criativos em meio a pandemia. A exibição da nova edição vai acontecer no Youtube do Festival das 14h às 19h.

Luz Del Fuego é uma aceleradora musical, idealizada pela cantora Gabriela Brown e produzida em parceria com Louisy Carvalho, com o objetivo de ir na contramão da disparidade de gênero dentro da cena musical. O evento retoma suas atividades públicas, principalmente pelas idealizadoras terem percebido que durante a pandemia, a disparidade entre homens e mulheres no ramo ficou ainda mais gritante.

“É um projeto com uma premissa bem afetuosa, bem afetiva, de presença de mulheres com outras mulheres do ramo musical. Então essa retomada se fez mais do que necessária neste período de pandemia, porque a única saída para profissionais da música é fazer live, e com isso, essa disparidade de gênero se tornou mais gritante ainda porque a gente prioriza mulheres na contratação do corpo técnico, ou pessoas LGBTQI+, mas ainda existem campos que a gente não consegue essa profissional”, conta Louisy.

“A curadoria da mini-edição online foi realizada com base em todas as bandeiras que o festival sempre pregou: talento, representatividade e fogo. Contudo, desta vez a seleção contou com três artistas nacionais incríveis.”, relata Gabriela Brown.

Em um tentativa de ajudar a sanar a disparidade de gênero, a edição embrionária do projeto ofereceu a mulheres formação profissional, difusão e formação de público em uma Imersão de Processos Musicais e Festival realizados entre setembro e novembro de 2019 em Vitória (ES) viabilizado pelo Edital de Projetos Culturais do Setorial de Música da Secult ES. Com uma equipe 100% formada por mulheres, o encerramento da imersão rendeu um webdocumentário e a produção de um single coletivo.

Com apoio institucional do Estúdio Bravo, o Luz Del Fuego online é realizado via Lei Aldir Blanc, por meio da Secult ES e da Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo por meio do Governo Federal.

Serviço:

Festival Luz Del Fuego

Quando: 6 de junho

Horário: 14h às 19h

Onde: Youtube do Festival Luz Del Fuego

Mais informações no link

Confira também:

Mostra de cinema debate construção da identidade negra na América Latina

Projeto oferece cursos gratuitos de qualificação para jovens de baixa renda de todo o Brasil

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano