Pesquisar
Close this search box.

Projeto oferece cursos gratuitos de qualificação para jovens de baixa renda de todo o Brasil

Inicialmente serão disponibilizadas 500 vagas para jovens entre 18 a 24 anos em cursos de diversas áreas do conhecimento; mais de 13 mil pessoas serão beneficiadas pela iniciativa em dois anos

Texto: Redação | Imagem: Katerina Holmes/Pexels

Rapaz negro, sentado no chão, com um caderno e um lápis de escrever na mão. Ele está de calça jeans e uma blusa na cor cinza. O rosto dele não aparece.

25 de maio de 2021

Jovens de 18 a 24 anos, de baixa renda, que estão em busca de oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional podem se inscrever gratuitamente nos cursos online de qualificação oferecidos pela Vocação LIT, plataforma que nasceu da parceria entre LIT, Edtech de cursos da Saint Paul Escola de Negócios, e Vocação – Organização da Sociedade Civil (OSC).

O projeto oferece, inicialmente, 500 vagas para cursos de diversas áreas, entre elas Contabilidade Fundamental, Excelência no Atendimento e Técnicas de Apresentação, todos com curadoria dos professores da Escola de Negócios. Após o preenchimento das vagas disponíveis, os inscritos já ficam em uma fila de espera para novas vagas.

Segundo as instituições parceiras, o objetivo é oferecer qualificação para tornar mais competitivo o currículo desses jovens, gerando melhores condições de empregabilidade. José Cláudio Securato, CEO da Saint Paul Escola de Negócios e idealizador do LIT, a parceria representa mais um passo importante na busca por democratizar o ensino de qualidade, por meio de conteúdos atualizados e em formatos customizados de acordo com a necessidade de cada aluno.

“A parceria entre Saint Paul e Vocação é de longo prazo e com muitas realizações. Começou com patrocínios, doação de horas de trabalho, programa de bolsas de estudo e publicação de livros. Agora, com o LIT iremos exponencializar o poder dessa união com a oferta de conteúdos de altíssima qualidade, de forma 100% online, para jovens em um momento crucial – a entrada no mercado de trabalho”, explica.

Ainda de acordo com as instituições, o ingresso ao mercado de trabalho com oportunidades para trilhar uma carreira profissional dentro da área de atuação escolhida é um dos mais eficazes meios de transformação de vidas de adolescentes e jovens de baixa renda.

“Mais do que oferecer uma oportunidade profissional para esses jovens, é preciso pensar no desenvolvimento integral deles, que leve em conta seus Projetos de Vida, permanência no Mundo do Trabalho, aptidões e qualificação profissional”, comenta Josmael Castanho, diretor de operações da Vocação.

Os cursos são parte do Ecossistema de Inclusão Produtiva da Vocação, que será lançado até junho. Nele, além dos cursos contemplados pela plataforma LIT, estão outras plataformas pautadas na Inteligência Artificial que também serão destinadas a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco com objetivo de qualificação profissional e inserção no Mundo do Trabalho.

Os jovens interessados devem se inscrever na plataforma Vocação LIT.

Confira também:

Escola da Cidadania realiza curso on-line sobre “Memória, povos negros e território”

Curso apresenta introdução à produção teórica africana

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano