Pesquisar
Close this search box.

Fotógrafo camaronês Samuel Fosso participa de conversa na Bienal Sesc Videobrasil

Fotógrafo compartilha sua trajetória artística em conversa promovida pelo Sesc 24 de maio; encontro acontece na próxima terça-feira (30)
A imagem mostra o fotógrafo Samuel Fosso, presente no Sesc 24 de maio, no dia 30 de janeiro, para uma conversa sobre a sua carreira.

Foto: Acervo Videobrasil/Divulgação

23 de janeiro de 2024

O fotógrafo franco-camaronês Samuel Fosso comparece, no dia 30 de janeiro, às 18h30, no Sesc 24 de maio para uma conversa sobre sua trajetória na fotografia e o impacto dessa linguagem na construção de mitos e códigos de representação de identidade. O artista, criado na Nigéria, é reconhecido por sua produção de autorretratos desde os anos 1970 e é destaque na 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

A exposição, intitulada “A memória é uma ilha de edição”, tem como tema inspirador uma frase do poeta Waly Salomão e explora conceitos de beleza, poder e performance de gênero, características de Fosso. Parte das séries fotográficas “70s Lifestyle” e “Fosso Fashion” estão em exibição no Sesc 24 de Maio. A conversa com o fotógrafo será conduzida pela jornalista Adriana Ferreira Silva e pelo curador Thyago Nogueira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O evento ainda contará com programas públicos, que ocorrerão até fevereiro, com a presença de artistas visuais, como Ayrson Heráclito e Ava Rocha, além de curadores e pensadores da cultura brasileira. Segundo a curadora Renée Akitelek Mboya, a programação visa reproduzir os impulsos iniciais que deram origem à Bienal, introduzindo novas políticas e formas de expressão.

A 22ª Bienal Sesc_Videobrasil, intitulada “A memória é uma ilha de edição”, apresenta uma exposição principal até 25 de fevereiro. A mostra reúne obras de 60 artistas brasileiros e estrangeiros, e coletivos contemporâneos do Sul Global, sob curadoria de Raphael Fonseca e Renée Akitelek Mboya. Além disso, a exposição paralela “Especial 40 anos”, curada por Alessandra Bergamaschi e Eduardo de Jesus, destaca o rico acervo de videoarte e artes visuais construído ao longo das quatro décadas de existência do Videobrasil.

Os debates e conversas ocupam o espaço da mostra “Especial 40 anos”, na biblioteca do 4º andar do Sesc 24 de Maio, valorizando e ressignificando a história do Videobrasil e ativando as memórias por meio do vasto acervo de videoarte e artes visuais.

Confira a programação completa da Bienal no site oficial do evento.

Serviço

22ª Bienal Sesc _Videobrasil – A memória é uma ilha de edição

Data: 19 de outubro de 2023 a 25 de fevereiro de 2024

Horário: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h

Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 República – São Paulo

Acessibilidade: videoguia de boas-vindas à exposição; Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e vibroblaster para algumas obras sonoras; objetos táteis; audiodescrição dos objetos táteis; piso podotátil e impressão dos textos em dupla leitura (português ampliado e Braile).
Entrada: gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano