Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Grupo Especial inicia Carnaval de São Paulo nesta sexta; confira a ordem dos desfiles

Sete escolas devem se apresentar no Sambódromo do Anhembi
Foliões da escola de samba Rosas de Ouro se apresentam no Sambódromo de São Paulo.

Foto: Nelson Almeida / AFP

9 de fevereiro de 2024

Os primeiros desfiles do Carnaval 2024 de São Paulo vão acontecer nesta sexta-feira (9), no Sambódromo do Anhembi. Sete escolas do Grupo Especial se apresentam na primeira noite. 

Com previsão de início para às 23h15, a Camisa Verde e Branco será a primeira escola de samba a entrar no Sambódromo. A vice-campeã do Grupo de Acesso vai celebrar Oxóssi, patrono espiritual da escola, com o samba-enredo “Adenla – O Imperador nas Terras do Rei”, que também homenageia o ex-jogador Adriano Imperador.

A Barroca Zona Sul será a segunda escola de samba a desfilar. O samba-enredo é uma homenagem aos 50 anos da agremiação. “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a faculdade do samba.”

Em seguida, a previsão é que a Dragões da Real entre no Sambódromo do Anhembi com o primeiro samba-enredo afro da história da agremiação, intitulado “África – Uma constelação de reis e rainhas”.

O quarto desfile fica por conta da Independente Tricolor. A agremiação deve prestar uma homenagem às mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África Ocidental, com o enredo “Agojie, a lâmina da liberdade!”.

Às 3h35 da madrugada, será a vez da Acadêmicos do Tatuapé brilhar na avenida com o samba “Mata de São João – uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!”.

Bicampeã do carnaval de São Paulo, a Mancha Verde vai apresentar o enredo “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”, para enaltecer o caminho que a comida percorre até chegar à mesa de nossas casas.

Para fechar a primeira noite de desfiles, a Rosas de Ouro será a sétima e última escola a desfilar na sexta-feira (9). O título do samba-enredo é: “Ibira 70 -A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024“.

Programação completa dos desfiles em São Paulo:

Sexta-feira, 9 de fevereiro 

23h15 – Camisa Verde e Branco
0h20 – Barroca Zona Sul
1h25 – Dragões da Real
2h30 – Independente Tricolor
3h35 – Acadêmicos do Tatuapé
4h40 – Mancha Verde
5h45 – Rosas de Ouro

Sábado, 10 de fevereiro 

22h30 – Vai-Vai
23h35 – Tom Maior
0h40 – Mocidade Alegre
1h45 – Gaviões da Fiel
2h50 – Águia de Ouro
3h55 – Império de Casa Verde
5h – Acadêmicos do Tucuruvi

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano