O Programa Esperança Garcia vai reabrir as inscrições para o Curso Preparatório para Advocacia Pública Nacional. O projeto oferece 130 vagas para pessoas negras que desejam seguir na carreira da advocacia pública. As novas inscrições gratuitas vão até o dia 3 de maio.
A medida foi adotada após a retificação do edital de seleção da iniciativa, promovida em parceria pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O Instituto de Referência Negra Peregum foi selecionado como parceiro para a execução do curso de formação do programa. Das vagas disponibilizadas, 30 delas incluirão um programa de bolsas no valor de R$ 3 mil mensais por um período de três anos.
O programa foi pensado com base na constatação de que a representação étnico-racial de servidores da advocacia pública não é compatível com a demografia do país.
Apesar da população negra constituir 56% do número total de brasileiros, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no âmbito da Advocacia-Geral da União (AGU) 44% dos membros são homens brancos, enquanto as mulheres negras representam apenas 6% do quadro.
Para alterar essa realidade e promover a igualdade racial nos quadros da advocacia pública, o curso vai oferecer monitorias, simulados e tutorias para plantão de dúvidas. A preparação também inclui palestras sobre saúde mental, diversidade, enfrentamento ao racismo e autocuidado, além de conteúdos sobre técnica de estudos, organização, memorização e outros temas.
Para mais informações, acesse a íntegra do edital.