Pesquisar
Close this search box.

Invisíveis: Espetáculo aborda dificuldades de profissionais negros ignorados pela sociedade

A atração reflete sobre o racismo, desigualdade social, homofobia, humilhação e demais situações enfrentadas cotidianamente; exibição online será no sábado (6) e domingo (7), a partir das 20h

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

espetáculo

5 de março de 2021

O espetáculo “Invisíveis” retrata a história de três pessoas negras que trabalham como auxiliares de serviços gerais no mesmo lugar e de que maneira ocorre a invisibilidade desses profissionais. A trama, com tradução em Libras, será exibida online neste sábado (6) e domingo (7), a partir das 20h, na Plataforma Sympla.

O texto inédito, escrito por Renata Tavares, que também dirige o espetáculo, aborda como o racismo é fundamental para a base estrutural econômica-política-social no Brasil. A cor evidencia a complexa relação desses trabalhadores com os seus superiores que, na grande maioria, nem percebem que eles existem, não sabem seus nomes, e se aproveitam hierarquicamente por estarem acima para estereotipá-los.

A abordagem realizada pelos atores de forma descontraída e intensa provoca uma reflexão sobre o racismo, desigualdade social, homofobia, humilhação e demais situações enfrentadas cotidianamente por esses profissionais invisibilizados pela sociedade.

O espetáculo recebeu apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e foi contemplado pela Lei Audir Blanc do Governo Federal. A realização é do Coletivo Pé na Porta, que surgiu em 2016 com o intuito de criar dramaturgias em que o lugar do artista negro pudesse ser acessado em todas as suas potencialidades.

A Cia traz uma percepção diaspórica dos fazeres artísticos pretos em seu lugar de protagonismo e conecta para além de suas plataformas, o acesso às subjetividades que somente podem ser contadas através de vivências do povo negro. O grupo tem o objetivo de promover o resgate histórico e cultural de danças de matrizes africanas e composição de espetáculos teatrais com temáticas pretas, todas essas, ligadas diretamente na luta contra o racismo e no entendimento da arte como ferramenta política-social no Brasil.

Serviço:

O quê? Exibição virtual do espetáculo “Invisíveis”

Quando: 6 e 7 de março, sábado e domingo, às 20h

Onde: Plataforma Sympla

Valor: Ingressos para os dias 6 (sábado) e 7 (domingo) disponíveis no valor de R$ 5 e R$ 10.

Classificação Etária: 16 anos.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano