Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

João Cândido e arte afro-brasileira são temas de exposição no centro de SP

O pintor e sua família fazem parte das primeiras gerações de artistas da Feira da República
A imagem mostra o pintor e escultor João Cândido, um homem negro, idoso ao lado de uma de suas telas.

Foto: André Seiti/Redes sociais

6 de fevereiro de 2024

O Centro Cultural de São Paulo (CCSP) inaugura no sábado (3) a exposição “João Cândido na praça: Arte Afro-brasileira e a Feira da República”. Como parte do calendário festivo dos 470 da cidade de São Paulo, a mostra está aberta para visitação até 31 de março. 

Em uma homenagem à trajetória do pintor e escultor João Cândido, uma figura importante para as artes afro-brasileiras e a história cultural da cidade, a curadora e historiadora Luciana Ribeiro, apresenta aspectos da vida e obra do artista e suas relações com a Feira da República.

A Praça da República, no Centro de São Paulo, acolhe, há 80 anos, a Feira dominical que reúne diversos artistas e pequenos comerciantes que ocupam seu espaço como território de convivência, emancipação financeira e de direito à cidade.

Aos 91 anos de idade, João Cândido mantém um acervo artístico e documental com itens que contemplam suas obras como fotografias familiares, escritos autorais e de amigos, além de periódicos, certificados e muito mais.

A exposição apresenta mais de 60 objetos que convidam os visitantes a traçar uma conexão entre passado, presente e futuro. Pensada a partir de longas pesquisas no acervo do artista, a mostra estabelece conexões com os estudos históricos, artísticos e patrimoniais da cidade de São Paulo.

João Cândido e sua família integram as primeiras gerações de artistas, junto com personalidades como membros da Família Trindade, em especial Solano Trindade e Raquel Trindade, entre outros.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano