O desfile “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”, que rendeu à Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio o título de campeã do carnaval carioca de 2022, será tema da exposição que chega ao Museu de Arte do Rio (MAR) nesta sexta-feira (15). A inauguração será a partir das 18h, com show da bateria e diversos segmentos da Grande Rio.
Intitulada “Laroyê, Grande Rio”, em referência a expressão usada como saudação à orixá Exu, a mostra tem preços populares de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada) e ficará aberta ao público até o dia 3 de março de 2024, com visitação de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h, sendo a última entrada às 17h.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Com curadoria de Leonardo Antan, Luise Campos e Thomas Reis, a exposição exibirá peças que foram para a avenida, como fantasias, esculturas e elementos cenográficos e alegóricos, além de contar com a obra de artistas convidados que serviram de inspiração para o trabalho dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
Mulambo, Cety Soledade, Guilherme Kid e Ju Angelino estão entre os artistas convidados que servirão de inspiração para os carnavalescos. Eles compõem o time de artistas que mostram a atualidade e a ressonância do cortejo na sociedade contemporânea.
Além de fazer o público reviver as emoções do título, o objetivo da mostra é que a narrativa carnavalesca passe a ter maior amplitude na sociedade. A exposição procura também discutir a essência da divindade Exu para além do preconceito e da visão comum de que o orixá estaria associado ao diabo na cultura ocidental.
O projeto é produzido pelo coletivo Carnavalize em parceria com a Grande Rio. Além disso, a iniciativa conta também com o apoio da Secretaria de Cultura municipal do Rio de Janeiro por meio do FOCA, programa carioca de fomento à cultura.