O primeiro Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras (PBL) acontece em Salvador, nos dias 11 e 12 de abril. Reunindo 12 coletivos literários que compõem a rede PBL, o encontro debaterá a “Literatura e a luta por territórios saudáveis”. O evento é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Cultura (MinC).
No evento, sete unidades federativas serão representadas pelos coletivos literário-culturais, sendo eles Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, além do Distrito Federal.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A programação contará com debate de políticas públicas e apresentações artísticas, tendo como encerramento uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, chamada “Desafios da Literatura Periférica no campo das políticas públicas”.
Participam do encontro o Slam das Mulé, o Grupo de Arte Popular A Pombagem, a Biblioteca Comunitária Girassol, a Editora Kitembo, a Rede Baixada Literária, o Rolé Literário e o Ecomuseu de Manguinhos.
A PBL é uma iniciativa da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, composta por coletivos de literatura que atuam em locais de alta vulnerabilidade social. Um dos objetivos do projeto é territorializar as políticas públicas e a produção de conhecimento sobre literatura das favelas e periferias do Brasil.