Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Livro de Martinho da Vila será lançado no Sesc Pinheiros com presença do artista

A obra revela detalhes sobre os relacionamentos vividos, as posições políticas, além da própria relação do artista com a religião e a família
A imagem mostra o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila durante o lançamento de seu livro em uma livraria no Leblon, Rio de Janeiro.

Foto: Cristina Granato/Redes sociais

3 de abril de 2024

A biografia romanceada de Martinho da Vila, intitulada “Martinho da Vida”, será lançada na quarta-feira (3) no Sesc Pinheiros, em São Paulo, às 19h. O evento contará com a presença do cantor e compositor, além de um pocket show de Nega Duda cantando os sucessos do artista.

Com uma escrita poética, o livro de Martinho da Vila apresenta sua história, misturando recursos literários da ficção com autobiografia. A obra relembra passagens importantes da vida do cantor, revela fatos inéditos de sua carreira e celebra a trajetória de um dos maiores ícones da música nacional para além dos holofotes dos palcos. 

No livro, o personagem Zé Ferreira é um escritor que, em sonho, se encontra com um musicista conhecido como Da Vila. A partir de então, a dupla dialoga sobre a trajetória de vida do personagem-autor desde a saída da pequena cidade de Duas Barras (RJ), os relacionamentos que viveu, o período da Ditadura Militar até a relação familiar, com a música e com a religião

Ao longo das páginas, Martinho intercala a narrativa com letras de músicas, revelando a relação dos poemas com acontecimentos vividos. Martinho garante que leitores e leitoras vão se divertir com os relatos da obra.

“São hilárias as histórias da queda do cavalo, do sonho do Zé Ferreira de estar jogando no Vasco da Gama do tempo do Ademir Queixada, e da surra que a mãe lhe deu ao voltar para casa depois de uma fuga”, escreve o autor no texto do prefácio.

O lançamento do livro será intermediado por Julio Maria, jornalista, crítico de música e biógrafo, e Kelly Adriano, cientista social, educadora e gestora cultural. O evento terá ainda uma sessão de fotos e autógrafos com o artista. A retirada de ingressos será feita com uma hora de antecedência. 

Mais que cantor

Nascido em Duas Barras, interior do estado do Rio de Janeiro, Martinho José Ferreira — em artes, Martinho da Vila —, é filho de Dona Tereza e Seu Josué Ferreira. Foi criado na Serra dos Pretos-Forros, na Boca do Mato. Alfabetizado pelo pai, estudou na Escola Pública Rio Grande do Sul, fez o Curso de Auxiliar de Químico Industrial no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e tornou-se técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Cândido Mendes. 

Martinho é Embaixador da Boa Vontade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e Comendador da República, em grau de oficial. Cursou Relações Internacionais na Universidade Estácio de Sá, campus da Barra da Tijuca. Escritor, cantor, compositor e presidente de honra da Unidos de Vila Isabel, é doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia Carioca de Letras.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano