Pesquisar
Close this search box.

Marcha da Consciência Negra acontece em diversas cidades do Brasil

20 de novembro de 2018

Confira a lista de alguns locais onde ocorrem manifestações e outras atividades que reivindicam o fim do racismo, do genocídio da população negra e defende a democracia, a integração do negro na sociedade e também homenageia quem já se foi e promove a cultura afro-brasileira

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Alma Preta

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, marchas e atividades, oficinas, debates, homenagens e comemorações, acontecem em diversas cidades do Brasil com o objetivo de lutar pelo fim do racismo, principalmente. Confira algumas localidades.

São Paulo. Concentração ocorre a partir das 13h no Vão Livre do MASP, na Avenida Paulista. Essa é a 15ª edição e tem como lema “Em defesa da democracia, por direitos, contra o fascismo”.

Bahia. Concentração ocorre a partir das 14h na Praça do Campo Grande, em Salvador. Essa será a 39ª edição, e é organizada pelo Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Minas Gerais. Concentração ocorre a partir das 17h na cidade de Viçosa. A 10ª edição é organizada pelas seguintes entidades do movimento negro viçosense: Associação de Capoeira Guerreiros de Zumbi (ACGZ), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa) e da União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO Seção Viçosa/MG). E além disso, integra o evento SEJUNE – Sexualidades e juventudes negras, organizado pelo NEAB Viçosa.

Petrópolis, Rio de Janeiro. A 6ª Festa da Cultura Afro Brasileira acontece no Palácio de Cristal durante todo o feriado. Ainda dá tempo de prestigiar Oficina de Turbante, Roda de Samba, Batalha de Rap, Apresentação Dança de Rua, Batalha de Passinho, Roda de Conversa “Cultura Afro brasileira” e Roda de Capoeira. Às 15h haverá uma celebração ao Busto de Zumbi dos Palmares na Praça Rui Barbosa, às 16h Plantio de Camélias e Roda de Conversa “Reflexão Resistência da População Negra” com o MNU. Às 17h ocorre a performance “Projeto Axé” e às 17h30 a performance “Contos Africanos”. Às 18h haverá apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, às 19h do Bloco Carnavalesco Guerreiros da Vinte e às 20h de “André Campanha”.

Cabo de Santo Agostinho, Recife. A 8ª Caminhada da Consciência Negra de Cabo de Santo Agostinho ocorre a partir das 14h partindo da Escola Dr. Marivaldo Buregio. A marcha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Maranhão. O governador do Maranhão, Flávio Dino, sancionou a Lei nº 10.747/2017 tornado feriado estadual o dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra. Estado, por meio da Secretaria de Igualdade Racial, realiza diversos atos alusivos ao Dia da Consciência Negra para marcar as lutas e conquistas do povo negro maranhense até o dia 25 deste mês. Confira a programação pelo link.

Na sua cidade terá Marcha da Consciência Negra ou alguma atividade nesta semana? conta pra gente nos comentários!

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano