Pesquisar
Close this search box.

Curso aborda relação entre racismo e meios de comunicação no Brasil

oie_JibkGAvfUdh9

20 de janeiro de 2021

A atividade é proposta pela plataforma “Semiótica Antiarracista e prevê a participação de mais de 600 comunicadores do país; evento acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro e está com inscrições abertas

Texto: Victor Lacerda I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Reprodução/Globo Filmes 

A plataforma ‘Semiótica Antirracista’, idealizada por pesquisadoress da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promove o curso “Racimo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”, que acontecerá nos dias 6 e 7 de fevereiro. Em sua 7ª edição, o curso prevê contar com a participação de mais 600 profissionais, estudantes e pesquisadores da área de comunicação do país. As inscrições para a primeira turma de 2021 estão abertas. 

A atividade tem como objetivo fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para uma maior análise dos discursos midiáticos, sejam eles apresentados na TV, revistas, jornais ou internet, a partir de uma perspectiva pautada pelo antirracismo. Pelo contexto de pandemia, todo o curso será ministrado e assistido via plataforma on-line. 

Os conteúdos serão divididos em dois módulos e apresentados em dois dias seguidos. No dia 6 de fevereiro, os inscritos contarão com apresentação dos conceitos fundamentais para a reflexão sobre o racismo midiático, desde uma perspectiva semiótica. Já no dia 7, apresentação de categorias, operadores teórico-metodológicos e estratégias de análise de conteúdos midiáticos.

O curso ainda pretende disponibilizar, em formato PDF, uma bibliografia de apoio e uma complementar, para aprofundamento sobre o tema e estudos posteriores. 

O mini-curso é uma iniciativa dos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/j7suuKWQvJR1QpKX7. Para mais informações, [email protected]

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano