Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mostra Internacional do Cinema Negro homenageia Kabengele Munanga

Evento com homenagem ao professor e antropólogo, pioneiro do estudo racial no Brasil, será realizado no SESI Osasco, na grande São Paulo, com programação especial
Imagem de Kabengele Munanga, professor e antropólogo que será o tema da Mostra Internacional do Cinema Negro neste ano.

Foto: Reprodução

29 de março de 2024

Entre os dias 3 de abril e 21 de maio, o SESI Osasco sediará uma programação cinematográfica que celebra o cinema negro e promove a conscientização sobre a luta antirracista. A iniciativa faz parte da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que traz para os espectadores uma seleção de dez filmes.

O festival deste ano tem como foco o tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga“, renomado professor e antropólogo reconhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. Além disso, a mostra oferece uma oportunidade para refletir sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no país.

Debora Viana, gerente executiva de Cultura do SESI-SP, afirmou por meio de material de divulgação, que a instituição está orgulhosa em receber novamente a Mostra Internacional do Cinema Negro. “É com muita satisfação que abrimos nossos espaços para a Mostra Internacional do Cinema Negro, pelo segundo ano consecutivo. Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo SESI-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, destacou 

Com curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa pela segunda vez da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou à sua 19ª edição em 2023 com atividades previstas até maio de 2024.

Além de Osasco, alguns dos filmes participantes serão exibidos em unidades do SESI-SP em diversas cidades paulistas, como Araraquara, Araras, Atibaia, Birigui, Campinas, Cosmópolis, Franca, Itapetininga, Jundiaí, Limeira, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Ribeirão Preto, Santa Rita do Passa Quatro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo (unidade Sesi de AE Carvalho) e Sorocaba.

Serviço

19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Quando: 3 de abril a 21 de maio

Horário: a partir das 9h30

Onde: Sesi Osasco – Rua Calixto Barbieri – Iapi, Osasco (SP)

Reserva: Meu Sesi

Mais informações: no site do Sesi Osasco

Entrada gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano