Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Movimentos sociais vão às ruas exigir investigação de violência policial na Baixada Santista

Ato no Largo São Francisco, em São Paulo, exige o fim imediato da Operação Verão e manifesta apoio aos familiares das vítimas
Imagem mostra uma viatura da Polícia Militar e uma bicicleta ao lado.

Foto: Imagem mostra uma viatura da Polícia Militar e uma bicicleta ao lado.Paulo Pinto/Agência Brasil

15 de março de 2024

Movimentos sociais realizam na próxima segunda-feira (18) em São Paulo (SP) uma manifestação contra a violência policial na Baixada Santista. O ato intitulado “Pelo fim da violência e do racismo policial” chama atenção para a importância de investigar as mortes decorrentes de ações policiais nas cidades do litoral nos últimos meses.

A manifestação terá início às 18 horas e se concentrará nas Arcadas da Faculdade de Direito da USP, localizadas no Largo São Francisco, região central da capital paulista.

Organizado por diversos movimentos sociais e negros, familiares de vítimas e grupos anti-cárcere, o protesto também exige o fim da Operação Verão, considerada a segunda mais letal da história de São Paulo, já tendo tirado a vida de 45 pessoas, em sua maioria jovens negros, somente neste ano.

“Ele, o governador [Tarcísio de Freitas], deve ser responsabilizado por todas as mortes e toda violência promovida pelas forças policiais em todo estado”, afirma comunicado de convocação ao ato.

O ato também presta solidariedade aos entregadores de aplicativos e motoboys, que têm sido alvo de uma série de violências, incluindo crimes de racismo e agressões físicas e psicológicas, além de artistas de rua, como no caso recente da MC Kisha, agredida pela equipe de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Representantes da sociedade civil oficializarão suas demandas e cobrarão providências do governo Lula, do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público Federal (MPF), além do Ministério da Justiça.

Serviço

Quando: Dia 18 de março de 2024, segunda-feira, às 18h 

Onde: Arcadas da Faculdade de Direito da USP | Largo São Francisco, 95, Centro, São Paulo – SP | 5 minutos das estações do metrô Sé e Anhangabaú

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano