Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Museu Afro Brasil recebe projeção do Coletivo Coletores

Dupla formada pelos artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo também vai ministrar workshop gratuito
Os artistas Flávio Camargo e Toni Baptiste posam durante exposição no Museu Nacional, em agosto de 2023.

Foto: Divulgação / CASACOR

8 de dezembro de 2023

Entre os dias 16 e 17 de dezembro, o Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), receberá trabalhos de artistas que serão projetados pelo Coletivo Coletores na fachada do Museu Afro Brasil (MAB) Emanoel Araujo.

Unidos pelo contraponto ao apagamento da história negra, o Coletivo Coletores é formado pela dupla Toni Baptiste e Flávio Camargo, que juntos, resistem há 15 anos. Ao lado do MAB, os artistas compõem o comitê misto que desenhou esta primeira edição de projeções de vídeo mapping na fachada do Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, sede do Museu. 

Com o intuito de ampliar e diversificar o diálogo com diferentes públicos e expandir a relação do Museu com o seu entorno, o projeto promove uma maior integração da instituição ao parque, enquanto explora a arquitetura do Pavilhão onde o Museu está instalado.

Em comemoração à projeção de trabalhos dos artistas, realizados a partir de diferentes contextos e referências, o Museu organizou atividades complementares gratuitas que também funcionam como convites para os visitantes explorarem a linguagem do vídeo mapping, técnica aplicada no projeto.

No primeiro dia (16), às 16h, o Teatro Ruth Cardoso sedia uma conversa com os artistas Toni Baptiste e Flávio Camargo sobre Arte, Tecnologia, Negritude e Espaço Público. Na sequência, os primeiros trabalhos serão projetados na parte externa do prédio do Museu.

No dia 17, às 16h30, o Coletivo Coletores ministrará um workshop direcionado aos artistas iniciantes ou profissionais interessados em explorar a técnica do vídeo mapping. Para às 19h, está previsto o segundo momento de projeção na fachada, que se estende até às 22h. 

A iniciativa é de autoria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano